No sábado, 14/12, ocorreu o Encontro Estadual de Representantes do Controle Social, na sede do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS). O evento, promovido pela Comissão de Políticas Públicas, reuniu cerca de 20 conselhos de direitos estaduais e municipais, fóruns de trabalhadoras/es e comitês gestores e técnicos.
No encontro as/os presentes tiveram a oportunidade de compartilhar relatos e experiências sobre a situação atual dos espaços de controle social além dos principais desafios enfrentados no momento. Entre os temas debatidos durante a reunião estavam as fragilizações e a funcionalidade estrutural encontrada nos conselhos de direito do estado e municípios, os embates com as gestões do executivo e as estratégias de resistência criadas por conselheiras/os.
Para o presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRPRS, Pablo Potrich Corazza, o encontro foi positivo pois possibilitou a construção coletiva de propostas e estratégias de ação no campo do controle social. “O debate foi profícuo para se construir coletivamente propostas de intervenção, estratégias de ação e encaminhamentos gerais. A atual gestão do CRP pôde expor seus desejos com relação aos espaços de controle social, no qual se almeja uma construção descentralizada e horizontalizada, onde os saberes locais sejam as molas e que o processo de constituição de um corpo de representantes seja dinâmico e o mais desierarquizado possível.” Além disso, o presidente da Comissão destacou o fortalecimento dos Núcleos de Políticas Públicas das Subsedes que possibilita que cada representante possa construir pautas coletivas a partir da sua experiência singular.
Por fim, foram discutidos os fluxos de comunicação da Comissão de Políticas Públicas e Núcleos, as propostas para os próximos encontros regionais e estaduais e os lançamentos dos cadernos do CREPOP durante o ano de 2020, bem como as propostas das próximas pesquisas do Centro de Referências Técnicas.