Nesta quarta-feira, 24/02, o CRPRS junto com outras entidades encaminhou ofício à Casa Civil solicitando informações referentes ao concurso público anunciado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, em 14/01/2021.
De acordo com as entidades, o anúncio das vagas para Especialistas em Saúde foi divulgado de forma genérica, não está detalhado de acordo com o Grupo Ocupacional e Áreas de Especialização, conforme Lei nº 13.417, de 05 de abril 2010. Além disso, as vagas divulgadas para o Quadro dos Analistas de Projetos e de Políticas Públicas não contemplam diversas categorias funcionais previstas na Lei nº 14.224, de 10 de abril de 2013 e Lei nº 15.153, de 17 de abril de 2018.
O documento é liderado pelo Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do RS (SINTERGS) e assinado pelos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPRS), Nutrição (CRN-2), Farmácia (CRF-RS), Química (CRQ-V), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5), Enfermagem (COREN-RS), Administração (CRA-RS), Estatística (CONRE-4), pela Associação Gaúcha de Nutrição (AGAN), além do Sindicato dos Nutricionistas do Estado do Rio Grande do Sul (SINURGS).
No ofício, as entidades solicitam uma audiência para tratar do concurso, necessário para a reposição de trabalhadoras/es e para a qualificação dos serviços públicos prestados à população gaúcha. Também informaram que estão realizando um levantamento da necessidade de profissionais em cada área de especialização e categoria funcional estadual.