Na quinta-feira, 04/07, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul visitou a Penitenciária Estadual de Santana do Livramento para verificar a estrutura de trabalho dos profissionais da Região e condições de vida que são oferecidas aos 146 apenados do local.
O grupo foi recebido pelo agente penitenciário, diretor substituto e chefe de segurança e disciplina, Elvis Renan Morel, e pela psicóloga que realiza o acompanhamento dos apenados da Penitenciária, também integrante do GT do CRPRS, Cláudia Freitas. A visita contou com a participação da coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) dos Psicólogos do Sistema Prisional do CRPRS, Maria de Fátima Fischer, da assessora técnica do GT e psicóloga fiscal, Lucia Regina Cogo, e da colaboradora do GT, Luciane Engel. “A Penitenciária está bem estrutura, mas ainda há muita coisa a ser feita, para oferecer a esses apenados uma qualidade de vida que permita sua ressocialização”, ressaltou Maria de Fátima.
O diretor substituto destacou as dificuldades enfrentadas na administração da Penitenciária, como a falta de recursos humanos, o que dificulta o desenvolvimento de ações para os apenados. “Outro problema que enfrentamos é com relação ao preenchimento de requisitos para participação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos de educação profissional e tecnológica oferecidos muitas vezes exigem nível de escolaridade e idade que geralmente não se enquadram ao perfil dos apenados”, explica.
Durante a visita, o grupo conheceu o acervo bibliográfico que está à dispoisção dos apenados e o trabalho produzidos durante oficinas de artesanato em madeira, desenvolvidas dentro da Penitenciária.