No sábado, 27/05, o Polo Passo Fundo promoveu o evento “Cuidado e(m) Liberdade: luta antimanicomial e democracia em debate”. A atividade foi realizada em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Liga Acadêmica de Psicologia Social e da Saúde, com o intuito de defender e ampliar os direitos para não permitir retrocessos, ressaltando o compromisso da Psicologia com a democracia e com os direitos humanos.
A atividade contou com a participação de Bernadete Maria Dalmolin, reitora da Universidade de Passo Fundo, doutora em Saúde Pública (USP), mestra em Saúde Pública (USP), MBA em Gestão do Ensino Superior (Comung), especialista em Saúde Mental e Administração Estratégica em Saúde (SES-RS), graduada e licenciada em Enfermagem (UFPel); Luciana Barcellos Fossi (CRP 07/14667), psicóloga, conselheira e integrante do GT Comunidades Terapêuticas do CRPRS, mestra em Psicologia Social e Institucional (UFRGS); e Dirce Teresinha Tatsch (CRP 07/4136), psicóloga, integrante do Polo Passo Fundo, especialista em Saúde Mental Coletiva (UFSM) e Terapia de Casal e Famílias(Elo), mestra em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS). A mediação foi feita pela integrante do Polo Passo Fundo Patrycia Sbeghen Zanatta (CRP07/31723), mestra em Ciências Humanas (UFFS).
Para o psicólogo Marco Antônio de Lima (CRP 07/33790), coordenador do Polo Passo Fundo, o encontro foi um momento de trocas, de lembranças, de reforço e propiciou que a categoria dialogasse entre si e com outros atores sociais para fortalecer essa luta que é constante. "Mobilizamos desde antigos “mentaleiros” até estudantes, todos em prol pelo fim dos manicômios, de um lado compartilhando histórias de luta e do outro, buscando referências para entrar nessa luta".