Neste sábado, 19/03, às 15h, o Núcleo de Políticas Públicas da Subsede Serra promove debate sobre aborto legal no Brasil. A atividade será realizada na Subsede Serra (Rua Cel. Flores, 749/505), em Caxias do Sul.
Convide seus contatos pelo evento no Facebook
O evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, contará com a participação de militantes do movimento da Marcha Mundial das Mulheres e convidadas que discutirão sobre violência contra a mulher, pauta que vem sendo trabalhada pelo Sistema Conselhos de Psicologia.
Hoje, no Brasil, o aborto é uma prática legal em três situações: quando há risco de vida para a mulher, em casos de feto com anencefalia ou quando a gestação for resultado de estupro. O Projeto de Lei 5.069/2013, que tramita na Câmara dos Deputados, dificultará o atendimento a vítimas de violência sexual, por restringir o acesso a serviços de aborto legal.
A atividade contará com a participação de Anita Lucas de Oliveira, médica ginecologista da rede de saúde pública em Novo Hamburgo. Formada na Universidade de Havana, em Cuba, Anita é militante da Marcha Mundial das Mulheres, foi coordenadora de políticas publicas para as mulheres em Novo Hamburgo e atuou na Coordenadoria Estadual das Políticas para as Mulheres. A médica Sônia Regina Cabral Madi apresentará o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Pravivis), do Hospital Geral de Caxias do Sul. Psicólogos/as que atuam em serviços de acolhimento a mulheres vítimas de violência também participarão da atividade relatando suas experiências.
O debate dá continuidade ao debate iniciado na IV Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, realizada em setembro de 2015 em Santana do Livramento.
Mais informações comissoes@crprs.org.br.