Na quinta-feira, 20/06, psicólogos, profissionais da saúde e estudantes da região de Passo Fundo participaram do Encontro do Encontro com Profissionais. Para a conselheira Dirce Tatsch, os Encontros, que vêm ocorrendo periodicamente, são importantes para promover a consolidação de um GT local. Nesta edição, o tema abordado foi luta antimanicomial e internação compulsória. A conselheira Vera Lucia Pasini e a psicóloga Márcia Goidanich coordenaram os debates.
“O movimento da luta antimanicomial no Brasil busca o resgate da cidadania e da reinserção social. O número de internações judiciais cresce nos grandes centros urbanos, o que podemos considerar um retrocesso para o Conselho Nacional de Saúde”, afirmou Márcia Goidanich. Para a psicóloga, os trabalhadores da saúde precisam ser resgatados, capacitados e potencializados, em um compromisso ético que precisa ser sustentado pelos profissionais da saúde.
Vera Lucia Pasini contextualizou historicamente o tema e propôs uma reflexão sobre o fazer profissional. “Devemos estar alertas, pois há riscos de retrocesso a atitudes higienistas nas formas de cuidado às pessoas com problemas psíquicos, seguindo uma lógica de afastamento da família, internação em longo tempo, distantes da perspectiva dos usuários”, afirmou Vera em sua fala destacando que a taxa de recaída das pessoas internadas compulsoriamente é de 98%.
A próxima edição do Encontro com Profissionais em Passo Fundo deve acontecer em 22 de agosto.