A II Semana da Luta Antimanicomial promovida pela Subsede Serra, de 13 a 17 de maio, reuniu psicólogos, comunidade e usuários para comemorar os avanços da Reforma Psiquiátrica e para debater o tema da internação compulsória.
No Seminário de Abertura, realizado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Adrio Rafael Paula Gelatti, promotor de justiça do Ministério Público destacou os aspectos jurídicos da internação compulsória. Já Loiva Maria de Boni Santos, mestre em Psicologia Social UFRGS, falou sobre "Internação Compulsória: acesso ou retrocesso no cuidado de pessoas que usam drogas”. A atividade contou com a participação da rede, acadêmicos e profissionais da categoria, promovendo um amplo debate sobre a questão.
Na terça-feira, 14/05, o projeto Cine Debate exibiu o filme “O Corte”, na sede da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra – AMUCSER em Vacaria. “A participação dos psicólogos de Vacaria demonstrou que há interesse em ter uma aproximação com o Conselho e em fortalecer o grupo que está mantendo contato com a Subsede Serra”, afirmou a conselheira Rosa Veronese.
A Roda de Conversa “Contextualização da Reforma Psiquiátrica em Caxias do Sul" foi promovida em 15/05, na Subsede Serra, em Caxias do Sul. A convidada, Vanice Fontanella, diretora técnica da Política de Saúde Mental em Caxias do Sul, apresentou os serviços de Saúde Mental da Rede Pública de Saúde que são desenvolvidos no município.
Na quinta-feira, 16/05, poetas locais e psicólogos promoveram o “Sarau Antimanicomial: Loucura, Arte e Literatura”, no Zarabatana Café e Bar em Caxias. A atividade contou com a participação especial do produtor cultural e ator, Jorge Valmini.
A II Semana da Luta Antimanicomial da Subsede Serra encerrou com o debate do filme “O Corte” em Bento Gonçalves.