O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) marcou presença durante o 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia, que ocorreu entre 30 de maio e 2 junho em Brasília. Foram 22 delegadas/os eleitos/as em abril pela Plenária do Corep realizada no Rio Grande do Sul e duas representantes estudantis escolhidas entre as/os estudantes. Confira abaixo os depoimentos de psicólogas/os delegadas/os que participaram do Congresso Nacional e compartilharam suas experiências.
Com o tema “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”, o Congresso reuniu 418 psicólogas/os delegadas/os de todo o Brasil, que foram eleitas/os nos Coreps para representarem suas regiões com as propostas elaboradas nas etapas anteriores. Foram 644 propostas nacionais sistematizadas para a última etapa. Na esfera regional, foram 1.151 propostas aprovadas, que vão orientar as ações dos CRPs nos próximos três anos.
A psicóloga Regina Jungles, delegada pelo CRPRS, teve sua primeira participação no Congresso Nacional de Psicologia (CNP) e ressaltou que foi uma vivência incrível: “A experiência me fez pensar ainda mais na importância de conhecer e ser ativa no Sistema Conselhos e a importância também de pensar a participação de todas as/os psicólogas/os no CRP e CFP”. Sobre os temas debatidos no evento, Regina destaca os Direitos Humanos e a atuação profissional da Psicologia em diferentes áreas. “Esses temas se destacaram visto a atual conjuntura do país e a amplitude das possibilidades de atuação das/os psicólogas/os.”
Para a psicóloga Vera Lucia Escobar também foi uma experiência nova. A delegada representante do CRPRS viu uma oportunidade de colaborar para o 10º CNP por ser diretora da ABRAPSIT (Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego). A experiência de participar do Congresso Nacional de Psicologia foi desafiadora e estimulante. “Reforçou a minha vontade de fazer mais e melhor dentro de orientações, técnicas científicas e éticas. Agradeço muito as trocas realizadas, as aprendizagens, as amizades e alianças conquistadas. Parabéns à forma democrática e respeitosa com que foram realizados os trabalhos.”
O psicólogo Gilberto Gerson considerou a experiência gratificante.“Pude vivenciar a discussão de proposições para o norteamento da profissão e os fazeres da Psicologia”. Gilberto também destacou a troca entre os colegas de diferentes regiões do país. “Conhecer colegas de diferentes regiões geopolíticas de nosso imenso território concedeu-me um olhar mais abrangente aos diversos fazeres na produção de saúde mental. Posso afirmar que esse evento contribuiu para um crescimento pessoal e profissional muito significativo, ampliando meu olhar sobre a profissão.” Para ele, os temas ligados a questões de diversidade humana, direitos humanos e preservação das políticas públicas já existentes e de repúdio ao desmonte do SUS foram os que se destacaram.
No último dia de evento, as/os delegadas/os debateram e votaram 303 propostas, encaminhadas ao pleno pelos nove grupos de trabalho, três por cada Eixo, baseadas nas proposições advindas dos 23 Congressos Regionais de Psicologia (Coreps) realizados no período anterior.
O Congresso Nacional de Psicologia (CNP) ocorre a cada três anos e é fruto de um amplo processo democrático. Por meio das etapas que ocorrem dentro dos Conselhos Regionais, e a etapa nacional do Congresso, todas/os as/os profissionais da Psicologia podem contribuir para o projeto coletivo e construção da história da profissão.
Todo o processo, desde os eventos preparatórios até o Congresso Nacional, é democrático e participativo, e tem o objetivo de convocar a categoria para problematizar a conjuntura, a Psicologia e sua participação no contexto histórico, para propor as diretrizes do próximo triênio. Neste 10º CNP, as/os psicólogas/os decidiram os rumos da profissão para o período de 2020 a 2022.
Além da votação das propostas, foram apreciadas 27 moções (entre elas as de apoio e as de repúdio).
O próximo Congresso ocorrerá em 2022 em Brasília. Para participar do CNP, psicólogas/os devem procurar o Conselho Regional de Psicologia de sua região. Toda psicóloga/o inscrita/o e adimplente pode ser delegada/o
Chapas
Ao final da plenária, a Comissão Eleitoral do 10º CNP apresentou as chapas relativas à Consulta Nacional para a gestão 2020/2023 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que acontece em agosto deste ano. As cinco chapas anunciadas foram a “Frente em defesa da Psicologia Brasileira”, “Fortalecer a Profissão”, “Renovação da Psicologia”, “MPA – Movimento dos Psicólogos em Ação” e “Avançar a profissão no Brasil”. De acordo a Comissão Eleitoral, ainda não foi atribuída a numeração das chapas e isso ocorrerá após a homologação de suas inscrições.
Transmissões ao vivo
Todas as atividades em Plenária do 10º CNP foram transmitidas em tempo real pelo site e redes sociais do Conselho Federal de Psicologia. Para mais informações sobre essa edição do Congresso, acesse o site do 10º CNP.