Atividade realizada no sábado, 15/03, na Redenção, contou com a participação do CRPRS.
Baixar o arquivo completo
Versão folheável
O Conselho Regional de Psicologia participou do debate “Qual Polícia? Desmilitarização, Direitos Humanos e Modernização da Polícia Brasileira” realizado no Café do Lago, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no sábado, 15/03. O tema foi eleito para a IV edição do ciclo de debates “Diálogos Necessários”.
A conselheira do CRPRS, Mariana Allgayer, destacou a preocupação da entidade em promover discussões sobre práticas de violência adotadas em nome da garantia de direitos. “O Sistema Conselhos de Psicologia acredita no compromisso social da profissão e na forma com que as políticas públicas engendram nossos modos de vida e os efeitos dessas políticas em nossa subjetividade, por isso a importância de integrarmos este debate”, explicou Mariana.
A convite do CRPRS, Rodrigo Lages e Silva, doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, ressaltou a preocupação com o termo “modernização da polícia”, pois em outros momentos da história do país, em busca de estabelecimento da ordem, foi investido na modernização das organizações repressoras e isso gerou diversas formas de violência. “Acredito na necessidade de um debate sobre a democratização da polícia, assim como foi feito na saúde. É preciso repensar o que é segurança pública e envolver a sociedade neste debate, não podemos mais pensar a segurança pública apenas pela proteção de nossos bens de consumo. A reestruturação das polícias deve seguir a mesma lógica do Sistema Único de Saúde”.
O evento abordou alguns pontos do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 51/2013 que está tramitando no Senado e também contou com a participação do professor, doutor em sociologia, José Vicente Tavares; do jornalista, doutorando em sociologia e professor, Marcos Rolim; e da diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Tâmara Biolo Soares. A organização do ciclo de debates “Diálogos Necessários” é do vereador de Porto Alegre, Alberto Kopittke.
Clique aqui e leia artigo produzido por Rodrigo Lages e Silva sobre o tema.
Atividade realizada no sábado, 15/03, na Redenção, contou com a participação do CRPRS.