Caros Psicólogos,
Você conhece a realidade dos Povos Indígenas do RS? Há comunidades indígenas perto de onde você trabalha?
A Psicologia recentemente tem se aproximado das populações indígenas no País, aos poucos criando possibilidades de diálogo, trocas e aprendizagens.
São inúmeros os desafios desta aproximação, assim como são as potencialidades de recriarmos saberes e fazeres junto as diferentes etnias que desejam este encontro, e exigem a presença dos psicólogos na criação de políticas públicas de promoção da vida da população indígena no país.
O CRPRS desde 2008 vem provocando este diálogo, sobretudo nas reuniões da Comissão de Direitos Humanos. Um das ações importantes desta nova gestão, foi o apoio ao Encontro de Kujàs (Xamãs) Kaingángs, realizado em novembro de 2010, em Porto Alegre, com a presença de mais de 200 indígenas de todo estado. Neste encontro foram discutidas e encaminhadas propostas referentes à saúde e a contrução do presente na perspectiva cultural Kaingáng.
O CRP de São Paulo realizou uma série de encontos com lideranças indígenas e agentes da saúde e assistência social, como também antropólogos e historiadores para debaterem as perspectivas de ações conjuntas entre psicólogos e comunidades indígenas. Este rico processo foi documentado no livro Psicologia e Povos Indígenas, disponibilizado no link abaixo.
[i]Comissão de Direitos Humanos do CRPRS[/i]