Em 2004, o Sistema Conselhos de Psicologia instituiu a data de 14 de abril como Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. Um dia destinado a nos lembrar de uma reinvindicação de todas e todos que lutam por uma educação que respeita, acolhe e contempla as dificuldades de cada sujeito em processo de aprender, que frequenta os estabelecimentos de ensino do nosso estado, contribuindo para a vinculação, desenvolvimento e subjetivacão destes nas escolas, evitando e/ou reduzindo danos dos processos históricos de exclusão por apresentarem dificuldades das mais diversas.
A Comissão de Educação do CRPRS, na data de hoje, frente ao atual cenário educacional, de desigualdade de acesso ao conhecimento e incertezas de ações para o enfrentamento dos prejuízos cognitivos, sociais e emocionais, decorrentes de uma pandemia que assola o nosso país e, consequentemente o nosso estado, reitera a necessidade da sociedade unir esforços e debruçar-se em uma contínua busca por uma Educação que seja realmente inclusiva, que garanta os diretos de cada cidadão em ter disponível recursos materiais e humanos que favoreçam o processo de aprender em toda a sua complexidade.
A Psicologia pode muito junto com a Educação na promoção das coletividades e desmanche de políticas estruturais capacitistas, racistas, patologizantes, ou seja, tudo aquilo que endurece e não deixa a vida surgir.