O Ensino de Psicologia para os Direitos Humanos vem sendo discutido numa série de debates via internet com a participação de acadêmicos, psicólogos e especialistas. Nesta quinta-feira, dia 11 de setembro, a partir das 10 horas, acontece a III Mesa de Debates online sobre Direitos Humanos no Ensino de Psicologia.
Na pauta, o enfoque da formação nos cursos de Psicologia e o desenvolvimento da cultura de Direitos Humanos. O psicólogo doutor em Psicologia Social Marcos Ribeiro Ferreira, o secretário-executivo da Associação Nacional de Direitos Humanos Eduardo Bittar, e o doutor em Sociologia Dijaci Oliveira falarão sobre o tema. O debate pode ser assistido no auditório do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul com entrada franca.
Compromisso social
Os debates têm contribuído na incorporação da temática dos direitos humanos na formação dos profissionais e fortalecido o compromisso social assumido pela Psicologia como ciência e profissão. A promoção é da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e do Conselho Federal de Psicologia, com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
A IV Mesa será sobre "Desafios para a Psicologia no cenário dos Direitos Humanos e está marcada para o dia 25 de setembro.
Serviço:
O quê: II Mesa de Debates online sobre Direitos Humanos no Ensino de Psicologia - Formação nos cursos de Psicologia e o desenvolvimento da cultura de Direitos Humanos
Quando: dia 11/09, a partir das 10h
Onde: Auditório do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854/201 – Porto Alegre) ou por meio do site www.pol.org.br
Debatedores:
Marcos Ribeiro Ferreira
Psicólogo, doutor em Psicologia Social. Ex-presidente da ABEP. Participou da organização de inúmeras fontes de informação da psicologia no Brasil, incluindo a concepção e produção da Biblioteca Virtual da Psicologia e da Biblioteca Virtual Latinoamericana de Psicologia.
Eduardo Bittar
É livre-docente e doutor em Direito, professor associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP); pesquisador-sênior do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP); secretário-executivo da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP-USP); professor do Mestrado em Direitos Humanos do Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco – UniFIEO
Dijaci Oliveira
Doutor em Sociologia, professor da UFG e pesquisador associado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos, foi consultor em Direitos Humanos da Coordenadora Geral de Educação em Direitos Humanos – SECAD – MEC, tendo como áreas de atuação: Sociologia da Violência; Sociologia da Cultura.