A Comissão de Políticas Públicas, em parceria com o CREPOP – Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, promoveu em 23/04 a Roda de Conversa sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, em Porto Alegre. A atividade contou com a presença de profissionais e estudantes de psicologia que atuam nas áreas da saúde e da assistência social, e em movimentos feministas. No encontro foi discutida a importância do desenvolvimento de políticas públicas vinculadas a temáticas que garantam o pleno exercício da sexualidade e da reprodução humana.
Um dos pontos levantados foi a dificuldade dos profissionais de diversas áreas de trabalhar com questões vinculadas à sexualidade. A falta de acesso das adolescentes e mulheres à informação e à possibilidade de escolha sobre o exercício da sexualidade e da reprodução foi um item discutido. Essa questão está presente tanto quando se trata de adolescentes, que em geral só são orientadas e têm acesso à contracepção depois da primeira gravidez, como também nas situações de uso compulsório de anticoncepcionais em mulheres tuteladas pelo estado.
No encontro também foram debatidas questões relacionadas ao aborto, como as dificuldades para a sua realização, mesmo nos casos em que é legalizado. Isso passa pelos atravessamentos morais relacionados à escolha e pela oferta do serviço pela rede pública de saúde. A descriminalização do aborto também foi discutida como uma questão de saúde pública, em função da alta mortalidade em decorrência de abortos inseguros e por afastar as mulheres da busca de atendimento pós-aborto em serviços públicos.
Outro item discutido na atividade foi a importância de acesso a informação tecnologias e cuidados que permitam o pleno exercício da a maternidade e da paternidade. Foram debatidas questões como a licença paternidade por período igual ao da mulher, acesso a tecnologias de concepção pelo SUS, orientação a pessoas portadoras de deficiências que queiram ter filhos e a necessidade de avanços nas políticas de humanização do pré-natal e do parto.
A Roda de Conversa foi a primeira de uma série de atividades que serão realizadas pelo CREPOP em parceria com a CPP, vinculadas ao desenvolvimento da pesquisa do CREPOP sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos. Os encontros são abertos à participação de psicólogos e estudantes de psicologia, que estão convidados a comparecer e contribuir com o debate.
As datas de horários de reuniões das comissões e grupos de trabalho do CRPRS podem obtidos em
www.crprs.org.br/comissoesegts ou pelo e-mail
comissoes@crprs.org.br