Na tarde de terça-feira, 04/05, a presidenta do CRPRS, Ana Luiza de Souza Castro, e a vice, Cristina Schwarz, se reuniram com a Associação dos Orientadores Educacionais do RS (AOERGS) e o Centro dos Professores do Estado (CPERS/Sindicato) para conversar sobre da regulamentação da Lei 13.935/2019, que garante a Psicologia e o Serviço Social nas redes públicas de educação básica.
A lei, que foi publicada em 12/12/2019, ofereceu, na época, o prazo de um ano para que os sistemas de ensino implantassem os serviços nas escolas da rede básica. Por isso, o CRPRS vem se mobilizando, desde 2019, para garantir essa inserção de psicólogas/os na educação básica dos municípios gaúchos. Segundo o texto no Diário Oficial da União, “essas equipes multiprofissionais passariam a desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais”.
Para o presidente da Comissão de Educação do CRPRS, Vinicius Pasqualin, que também participou da reunião, é importante dar continuidade a essa discussão em prol da defesa e da qualificação da luta pela educação pública de qualidade, sem hierarquias e sobreposições de saberes.
A reunião foi organizada pela AOERGS, a fim de iniciar um movimento de construir uma agenda de discussões sobre o tema.