A Comissão de Educação do CRPRS, juntamente com o Centro de Referência Técnica em Políticas Públicas e Psicologia (CREPOP), lança resultado de levantamento realizado com psicólogas/os escolares/educacionais do estado. A pesquisa foi realizada por meio de formulário, disponibilizado em link e divulgado pelos canais de comunicação do CRPRS. Foram recebidas 246 respostas válidas de psicólogas/os que se autointitularam psicólogas/os escolares e/ou educacionais, sendo 123 da Região Metropolitana, 69 da Região da Serra, 39 da Região Centro-Oeste e 15 da Região Sul do estado.
Dentro das/os 246 profissionais que responderam à pesquisa, 61 possuem apenas graduação, enquanto 119 têm pós-graduação, 45 têm mestrado e 21 doutorado. Além disso, 37 das/os entrevistadas/os estão contratados/as para cargos que não são da área da Psicologia Educacional, mas a exercem.
As áreas de atuação da/o psicóloga/o escolar/educacional estão distribuídas da seguinte forma, ressaltando que há profissionais que indicaram atuar em mais de uma área: 82 atuam em escola particular; 84 em escola pública municipal; 24 em escola pública estadual; 15 em escola pública federal; 38 no ensino superior; 20 na formação em Psicologia Escolar/Educacional; 21 no terceiro setor; 10 em consultoria/assessoria escolar; e 29 profissionais dizem atuar em outras áreas.
Ao compilar os dados do levantamento, foi possível perceber que muitas/os psicólogas/os não se identificaram com as áreas de atuação indicadas, sem especificarem qual a relação do seu trabalho com a educação. Portanto, é interessante uma reflexão da categoria sobre a identidade e o papel desta/e profissional no contexto educacional.
É importante destacar que os dados apresentados correspondem à realidade do recorte de psicólogas/os do estado que responderam à pesquisa. Considerando isso, o CRPRS compreende que há necessidade de ampliar esse levantamento para análises e pesquisas sobre a atuação da/o psicóloga/o escolar/educacional no RS, principalmente neste momento em que se articula a implementação da Lei 13.935 de 2019.
Para o presidente da Comissão de Educação, Vinicius Pasqualin, “os dados já nos apontam que a categoria atua de vários modos e nos mais diversos tipos de regime de trabalho, o que nos tenciona a pensar e produzir Psicologias na e com a educação que sejam inclusivas, despatologizantes, transversais, intersetoriais e principalmente que atuem aliadas a uma educação subjetivante, emancipatória, afirmativa de vida e não colonizadora!”
A iniciativa da pesquisa partiu da necessidade de aproximação do CRPRS à realidade da categoria e, assim, produzir ações de orientação cada vez mais assertivas. A Comissão de Educação e seus Núcleos iniciaram esse processo em parceria com o CREPOP.
Clique aqui e acesse os principais dados obtidos no levantamento.