Lançado em agosto pelo CRPRS, o Mapeamento Psi é um levantamento que busca conhecer melhor a categoria e definir, a partir disso, ações focadas nas problemáticas atuais e contextualizadas para o Rio Grande do Sul. O levantamento já contou até o momento com a participação de 908 pessoas de 137 municípios, conforme dados parciais de 19/10/2023. O perfil predominante das/os participantes é de mulheres cisgênero, brancas, heterossexuais vinculadas à Sede do CRPRS.
De acordo com os dados, 67,14% das/os participantes residem na Região Metropolitana ou cidades vinculadas à Sede do CRPRS; 15,05% são da Região Centro-Oeste; 12,42%, da Região da Serra e 5,16%, da Região Sul. “A partir de agora nosso objetivo é incrementar a participação de pessoas que atuam nas regiões vinculadas às Subsedes do CRPRS, abrangendo as cidades de Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas”, explica o assessor técnico de Políticas Públicas do CREPOP/CRPRS, Gabriel Alves Godoi.
O Mapeamento Psi tem o objetivo de promover uma atualização cadastral de todas/os as/os profissionais com registro ativo no CRPRS e entender como se constituí a categoria de psicólogas/os do estado.
Clique aqui e participe
Além de informações como formação, área de atuação, vínculo de trabalho e empregabilidade, busca identificar aspectos como raça/cor, identidade de gênero, orientação sexual e deficiência. “Esses dados ajudarão a mapear o campo social composto pela Psicologia, entendendo como a nossa profissão se ramifica, como se diferencia e se constrói em diferentes corpos e corpas, explica Gabriel.
Os dados pessoais individuais disponibilizados serão mantidos sob responsabilidade do CRPRS e de tratamento exclusivamente interno. As análises do mapeamento se darão sobre os dados agregados, garantindo o sigilo e a segurança. Todas as informações disponibilizadas serão tratadas em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18).
Saiba mais e participe acessando crprs.org.br/mapeamentopsirs.