O CRPRS lança a edição nº 91 da revista EntreLinhas, primeira edição da gestão Frente em Defesa da Psicologia RS, eleita em agosto para o Regional. A atual gestão, apresentada nesta edição, é marcada pela diversidade, sendo composta por representantes dos povos tradicionais, das pessoas negras, com deficiência e LGBTQIA+.
A reportagem especial retrata a inserção da profissão no debate sobre o modelo social da deficiência, considerando o impacto nas subjetividades e o compromisso ético e político da Psicologia no enfrentamento à patologização e no combate a diferentes formas de preconceito e discriminação. A categoria é convocada a estar no centro desse debate.
A edição também traz informações sobre a Resolução CFP nº 013/2022, que estabelece diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicólogas. No documento, são estabelecidos os princípios e deveres da psicóloga psicoterapeuta, as medidas para o sigilo profissional e o serviço psicoterapêutico ofertado à criança e ao adolescente, bem como os critérios para a utilização da abordagem psicoterapêutica e para organização do espaço.
Na seção Psicologia e Pesquisa é apresentada pesquisa que propõe uma reflexão sobre o contexto da psicoterapia. De que forma as “agressões racistas sutis”, e muitas vezes inconscientes, que recaem sobre as pessoas negras nas interações cotidianas aparecem nas relações psicoterapêuticas?
A seção Reflexões traz o debate sobre as consequências do rol taxativo da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Acesse crprs.org.br/entrelinhas e confira!