Mais de 30 alunos dos cursos de Psicologia da UniRitter, Fapa, Faders, Ulba e Ulbra Gravataí participaram na noite de segunda-feira (01/10) de mais uma edição do projeto Visita ao CRPRS. As/Os estudantes, dos semestres iniciais dos cursos, receberam informações sobre o funcionamento do Sistema Conselhos e instruções sobre como proceder para participar dos pré-congressos de Psicologia.
Os eventos antecedem o 10o Congresso Nacional de Psicologia, que ocorre em 2019 e traça as diretrizes de atuação do Sistema Conselhos para o triênio seguinte (2019-2022). Também foi valorizada a política de descentralização do CRPRS, que no próximo sábado (06/10) inaugura o Polo Bagé – quinto a ser estruturado no Rio Grande do Sul.
As/Os estudantes foram recebida/os pela relações públicas Nádia Miola, que explicou o processo de regulamentação profissional e as instâncias do Sistema Conselhos, e pela funcionária Renata Severgnini, que sanou dúvidas sobre inscrição, anuidade e exercício profissional.
A psicóloga fiscal Flávia Cardozo de Mattos, por sua vez, apresentou as principais resoluções que embasam a prática profissional da/o psicóloga/o, especialmente em relação às questões éticas e divulgação dos serviços profissionais, além dos direitos e deveres das/os futuras/os profissionais. “É preciso estar ciente dos compromissos que vocês estão assumindo”, recomendou.
A psicóloga citou os cuidados que devem ser tomados ao divulgar o trabalho e citou as recomendações do artigo 20 do Código de Ética da/o Psicóloga/o. “É preciso ter cautela com o uso de nomes comerciais e com estratégias de divulgação sensacionalistas, que acabam desqualificando a atividade profissional”, disse. Também recomendou que as/os estudantes acessem a Resolução 11/2018, que trata do atendimento por meio de tecnologias de informação e comunicação (TICs). A Resolução entra em vigor no dia 11 de novembro.
A conselheira Mayte Raya Amazarray, presidente da Comissão de Formação do CRPRS, lembrou que 2018 foi o Ano da Formação em Psicologia e que as alterações curriculares propostas na plenária final, de maio, ocorrida em Brasília, estão em análise no âmbito do Ministério da Educação, depois de serem aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde.
“A preocupação com formação deve ser constante. Por isso é importante esse diálogo com estudantes em início de curso como forma de alertarmos sobre questões éticas e sobre os postulados que vão orientar o exercício profissional”, afirmou. A conselheira também lembrou aos estudantes que, por ser uma graduação vinculada à área da saúde, a formação em Psicologia não pode exceder 20% de carga horária destinada ao ensino a distância.
A próxima edição do projeto ocorre no dia 12 de novembro. Informações e inscrições podem ser obtidas aqui.