2008 é o Ano da Educação. A escolha desse tema, no Sistema Conselhos de Psicologia, surgiu da necessidade de se enfatizar a importante contribuição da Psicologia, enquanto ciência e profissão, na luta pela consolidação de uma educação para todos respeitando a diversidade enquanto fundamento para uma efetiva inclusão social.
Sendo assim, o Conselho Regional de Psicologia convida a categoria para participar dos econtros preparatórios que irão debater o tema “Psicologia: profissão na construção de educação para todos”. O objetivo é construir e divulgar referências técnicas e políticas para a atuação do psicólogo no campo escolar/educacional, de acordo com os quatro eixos temáticos definidos no VI Congresso Nacional da Psicologia.
Nesses encontros preparatórios serão produzidas proposições que serão discutidas no Seminário Regional do Ano da Educação, no dia 06 de dezembro, em Porto Alegre.
Confira a programação na sua cidade e participe!
Roteiro:
Pelotas
O quê: Encontro preparatório do Ano da Educação
Quando: 19/09, das 14h às 18h
Onde: Subsede Sul do CRPRS (Rua Félix da Cunha, 772/304 – Pelotas/RS)
Entrada franca
Programação:
14h – debate “Psicologia: profissão na construção de educação para todos”, com as psicólogas Silvia Giugliani e Cláudia Corral Santos
15h30 – coffe break
16h - grupos de trabalho dentro dos 4 eixos do VI CNP
17h30 - apresentação dos relatos dos grupos
18h – encerramento
Debatedoras:
Silvia Giugliani – psicóloga e assessora técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) e integrante do Grupo de Trabalho Educação do CRP
Cláudia Corral Santos – psicóloga, mestre em Saúde Pública pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina), especialista em Saúde Pública, saúde Mental Coletiva e Metodologia do Ensino Superior
Santa Maria
Quando: 03/10, das 14h às 18h
Onde: Hotel Morotin – Sala 02 (Rua Ângelo Uglione, 1629 - Centro)
Caxias do Sul
Quando: 17/10, das 14h às 18h
Onde: Plenarinho da Câmara de Vereadores (Rua Alfredo Chaves, 1323 Térreo)
Passo Fundo
Quando: 01/11, das 09 às 13h
Onde: local a definir
Os quatro eixos do VI CNP:
1 – Psicologia, Políticas Públicas Intersetoriais e Educação Inclusiva
Serão debatidos temas desenvolvidos por psicólogos, em escolas ou outras instituições de educação, que abordem a temática da educação inclusiva e sua interface com políticas públicas, em especial as de educação, saúde e assistência social. Por educação inclusiva entendemos práticas que fortaleçam a luta por uma educação que cumpra o ser caráter público, universal e de qualidade para todos, que tenha como referência aqueles que têm sido excluídos dos sistemas de ensino.
2 – Políticas Educacionais: legislação, formação profissional e participação democrática
Trata de temas relacionados a inserções e participações de psicólogos no âmbito das políticas públicas em espaços consultivos e deliberativos, tais como fóruns, redes sociais e conselhos, além do Legislativo, acompanhando e propondo ações junto a deputados e vereadores. Visa também, por meio de projetos de lei, contribuir para uma democracia participativa na Educação. A presença do psicólogo nesse campo deve resguardar a dimensão do compromisso social e da qualificação técnica e política para o exercício profissional.
3 – Psicologia em Instituições Escolares e Educacionais
Inclui temas oriundos de práticas desenvolvidas por psicólogos em instituições escolares e educacionais, nos seus diversos contextos formais ou informais. Envolve a atuação do psicólogo junto aos alunos, suas famílias, educadores e demais profissionais ligados à educação que recorreram à psicologia como forma de contribuir para que a escola ou instituição educacional seja um espaço democrático de acesso ao saber culturalmente instituído e da produção de novos saberes.
4 – Psicologia no Ensino Médio
Refere-se às experiências de professores de Psicologia cuja atuação profissional focalize novas propostas curriculares, projetos ou ações instituições comprometidos com a democratização das relações escolares e do Ensino. Portanto, urge ratificar a sua importância ao oferecer, para os estudantes, fundamentos que lhes permitam compreender as diferentes dimensões da subjetividade, os processos de constituição do sujeito em uma sociedade, ampliando e consolidando, assim, uma educação humanizada e com compromisso social.