A reunião da Subsede Centro-Oeste sobre revisão curricular ocorreu na última segunda-feira (20/01) com a presença de professores dos cursos de Psicologia da Unifra e da URI Santiago, além de estudantes e psicólogas/os. O encontro aprovou cinco propostas, que serão apresentadas no Encontro Regional que ocorrerá em Florianópolis no dia 14 de abril.
Conforme calendário enviado da Associação Brasileira do Ensino em Psicologia (Abep), 2018 será o Ano da Formação em Psicologia. O objetivo é debater a revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação. O processo de discussão ocorrerá em todo o território nacional, envolvendo psicólogas/os, coordenadoras/es de curso e de serviços-escola, professoras/es, orientadoras/es e supervisoras/es de estágio e estudantes de Psicologia.
As propostas se concentraram em questões referentes à carreira, aos estágios obrigatórios e também em defesa do percentual de 80% da carga horária para alas presenciais.
Na próxima segunda-feira (26/02) ocorre a reunião para revisão curricular na Subsede Serra, em Caxias do Sul. A reunião da Sede, em Porto Alegre, foi realizada na sexta-feira, 23 de fevereiro.
Leia a íntegra as cinco propostas do encontro em Santa Maria.
• Abordar nos cursos de graduação de Psicologia o planejamento de carreira, trabalhando ferramentas, habilidades e competências;
• Garantir que os estágios curriculares de caráter obrigatório, que são realizados nas ênfases das políticas públicas, sejam feitos em espaços e estabelecimentos que constituem legitimamente tais políticas, fortalecendo a atuação das/os psicólogas/os dentro da realidade profissional e social de cada território;
• Incluir conhecimentos transversais de Tecnologia da Informação (TI) na formação como forma de viabilizar pesquisas e práticas profissionais;
• Garantir que o ensino permaneça presencial, devido às particularidades da profissão;
• Garantir que a formação em Psicologia se mantenha presente e atuante na luta pelos direitos no que tange a qualidade de vida relacionada às condições de trabalho e renda da população.