Dando sequência aos encontros organizados tradicionalmente no verão, o Polo Litoral Norte realizou no sábado, 06/02, juntamente com a Comissão de Descentralização, o I Encontro de Polos - Espaços de descentralização do CRPRS: lugar de fala, escuta e acolhimento. A atividade on-line contou com a participação de conselheiras e representantes dos Polos.
Gilberto Gerson, coordenador do Polo Litoral Norte, na abertura do evento, falou sobre a proposta da Comissão de Descentralização em promover novos espaços de troca entre psicólogas/os das diferentes regiões. “Precisamos de encontros como esse para resistir à desestruturação das instituições públicas. Espaços para acolher e escutar, dar voz à categoria, juntando forças para construir uma Psicologia mais forte”.
A presidenta da Comissão de Descentralização, Eliana Bortolon, destacou que um dos objetivos da atual gestão do CRPRS é estar mais próxima das/os profissionais do interior e que, nesse sentido, a necessidade de promoção de rodas on-line, devido à pandemia, viabilizou isso. “Saímos de 2020 fortalecidos como coletivo. A Psicologia que eu acredito só se constrói quando eu ajudo a construir”. Eliana apresentou a estrutura do CRPRS e ressaltou a importância do trabalho dos Polos na promoção da descentralização.
A presidenta da Comissão de Orientação de Fiscalização, Janete Soares, também salientou a potência dos polos enquanto espaços de troca. As dificuldades e desafios impostos pela pandemia e a necessidade de o CRP continuar próximo das/os psicólogas/os forma citados pela conselheira. “Trabalhamos nos esforçando para estar junto, estreitar laços e facilitar o acesso à Comissão de Orientação e Fiscalização pela categoria”.
Representando o Polo Litoral Norte, Morgana Zonta resgatou como o espaço foi sendo construído para mudar a visão de que o CRP é uma instituição formal, punitiva e distante. “Somos o Conselho e precisamos buscar essa representação, pensar na construção da politica da nossa profissão”. Além disso, Morgana acredita que os Polos são importantes espaços para reencontro entre profissionais, permitindo uma troca principalmente entre aqueles que atuam na área clínica de forma solitária.
Mayra Osorio, coordenadora do Polo Bagé, relembrou os principais temas já debatidos no Polo. “Com a pandemia, direcionamos nossos debates para esse momento atual”. Para ela, os Polos representam uma oportunidade de as/os psicólogas/os conhecerem mais sobre o trabalho do CRP.
Esse também é o entendimento de Keila Monteira, coordenadora do Polo São Borja. “Depois que começamos a participar do Polo, começamos a ver o CRP com outro olhar. O Conselho existe para nos ajudar, tirar dúvidas sobre o exercício profissional. Além de ser um importante espaço de troca de experiência entre profissionais mais experientes e as/os mais novas/os na profissão”.
Para a coordenadora do Polo dos Vales, Ana Paula Coutinho, é preciso entender as vantagens de se ter um conselho profissional. Em sua fala, apontou o trabalho colaborativo do Polo, que se tornou referência para as/os profissionais da região. “Queremos, agora, mapear as demandas mais específicas da região”.
Maria Luiza Diello, coordenadora do Polo Cruz Alta, frisou que mais importante do que reunir um grande número de profissionais, é a existência desses espaços e a qualidade das conversas produzidas. “Um aspecto importante da descentralização, para além da questão territorial, é favorecer a abertura de conversas, de troca, para se desdobrar pensamentos, repensar processos, criar fissuras em nossas práticas, nos nossos modos de ver e pensar”.
A coordenadora do Polo Celeiro, Deise Kipper, relatou que, ao chegar em Três Passos vinda de Caxias do Sul, sentiu muita dificuldade por estar longe da sede e das subsedes do CRP. Por isso, acha fundamental a organização de espaços como os Polos. “Nós somos o Conselho, precisamos ser participativos”, concluiu.
A conselheira Cristiane Pegoraro também participou da atividade. No evento, as/os participantes puderam debater sobre a importância do processo de descentralização e de que forma o CRP pode estar ainda mais próximo das/os psicólogas/os.
Saiba mais sobre os polos do CRPRS em crprs.org.br/polos.