A preocupação com a qualificação do processo de avaliação, o fazer ético, a formação e a relação com outras áreas relacionadas ao tema da Avaliação Psicológica foram pontos de destaque nos debates do Encontro Regional – Ano da Avaliação Psicológica. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) em 18/01, na sede do CRPRS, em Porto Alegre.
O Encontro iniciou com a apresentação do tema Avaliação Psicológica sob diferentes perspectivas: educação, trânsito e direitos humanos. A psicóloga, colaboradora do Núcleo de Educação da subsede Serra do CRPRS, Simone Courel, abordou o tema da Avaliação Psicológica sob a perspectiva da educação, destacando a natureza multifocal da avaliação tornando-se, portanto, necessária, não apenas para indicar as limitações das crianças que têm dificuldade em aprender, mas principalmente para fortalecer suas potencialidades.
A previsibilidade cobrada dos profissionais que atuam no campo da Avaliação Psicológica para o Trânsito foi um dos problemas apontados pela psicóloga, presidente da Comissão do Trânsito e Mobilidade Humana do CRPRS, Sinara Tres. “A sociedade cobra muito do psicólogo que considerou apto um motorista que anos depois provocou um acidente, por exemplo. É preciso esclarecer o papel do psicólogo nesta avaliação pontual e breve realizado para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação”.
A Avaliação Psicológica na perspectiva dos Direitos Humanos foi analisada pela psicóloga, presidente da Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS, Vivian Roxo Borges, que apresentou algumas questões norteadoras para o debate que estão na publicação Textos Geradores do Conselho Federal de Psicologia.
Os participantes do Encontro Regional – Avaliação Psicológica dividiram-se em cinco Grupos de Trabalho para debater o tema e posteriormente relatar as principais conclusões e opiniões do grupo. A compilação dos dados foi dividida em três eixos: Qualificação, Outras Áreas e Formação. Os pontos apresentados serão levados ao Seminário Nacional que marca o encerramento do Ano da Avaliação Psicológica, dias 23 e 24 de março em Brasília/DF.
O evento encerrou com a eleição dos três relatores, representantes do Rio Grande do Sul para o Seminário Nacional da Avaliação Psicológica: Vivian Roxo Borges (suplente: Sinara Tres), como representante da atual gestão do CRPRS; Roselaine Berenice Ferreira da Silva (suplente: Aline Baumer), pelo interior do estado e Bruna Gomes Monego (suplente: Adriana Dal Orsoletta), representando Porto Alegre.