O Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), e Sindicato dos Psicólogos marcaram presença na Marcha de abertura do Fórum Social Temático nesta terça-feira, 24/01, em Porto Alegre.
Os representantes dos psicólogos (as) apresentaram o manifesto em luta contra o retrocesso das conquistas sociais no Brasil. Conselheiros do CRPRS participaram da Marcha defendendo a formulação de políticas públicas que efetivem direitos sociais e políticos e garantam a cidadania no Brasil.
“A Psicologia vem ao Fórum Social Temático pedir o não retrocesso de importantes políticas públicas que ajudamos a construir e que agora passam por um processo de desconstrução, como a privatização da saúde, o desmonte da reforma psiquiátrica por meio das políticas sobre drogas e tantas outras. Vamos nos articular com outros movimentos para lutar contra o retrocesso das conquistas sociais no Brasil”, afirmou o presidente do CFP, Humberto Verona, presente na Marcha.
O manifesto destaca também outras políticas públicas, que estão passando por um processo de desconstrução: programa energético equivocado, ameaça às terras indígenas e às formas de vida de povos inteiros, desastres que não são naturais, mas geram enriquecimento de poucos, desrespeito à população LGBT e retrocesso na legislação ambiental.
O Fórum Social Temático é um espaço aberto de encontro, não governamental e não partidário. O objetivo do evento é debater idéias de forma democrática, aprofundar reflexões, formular propostas e trocar experiências.