Entidades que compõem o movimento VacinaSUAS entregaram carta ao Governo do RS para inclusão das/os trabalhadoras/es da Assistência Social no Plano Estadual de Vacinação para a Covid-19. Em reunião realizada na tarde de quinta-feira, 11/02, o secretário chefe da Casa Civil Adjunto, Bruno Pinto de Freitas, recebeu as representantes do movimento, que é composto por CRPRS, CRESSRS, CREFITO-05, Conselho Estadual de Assistência Social, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS - FETSUAS, Frente Gaúcha em Defesa do Suas e Fórum dos Usuários do SUAS - FEUSUAS.
A política de Assistência Social foi considerada serviço essencial desde o início da pandemia da Covid-19, num cenário de agravamento da falta de acesso a direitos. As/Os trabalhadoras/es do SUAS compõem um grupo de profissionais de nível fundamental, médio e superior, em serviços de proteção social básica e especial, de diferentes níveis de complexidade. Elas/es estão na linha de frente da pandemia, atendendo a população cuja condição social se agravou com a crise decorrente do novo coronavírus, muitas/os sem possibilidade de revezamento de equipes, em locais sem condições de biossegurança e sem garantia de fornecimento de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).
Compareceram ao ato a psicóloga Doris Pinto Soares, trabalhadora da Assistência Social e integrante do FETSUAS – Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS; a assistente social Elisa Scherer Benedetto, trabalhadora da Assistência Social e conselheira presidenta do Conselho Regional de Serviço Social do RS (CRESSRS); a conselheira presidenta e a conselheira vice-presidenta do CRPRS, Ana Luiza Castro e Cristina Schwarz.
No final de janeiro, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social já tinha enviado ofício à Secretaria da Saúde do Estado solicitando a inclusão das/os trabalhadoras/es que executam a política de Assistência Social no estado nos grupos prioritários para a vacinação, tendo em vista a crescente importância desses serviços no contexto da pandemia. Clique aqui para ver ofício.