O Seminário de Encerramento do Ano da Avaliação Psicológica finalizou sua programação com a apresentação dos vencedores do Prêmio Profissional “Avaliação Psicológica na Perspectiva dos Direitos Humanos”. A premiação aconteceu em 24 de março, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília. O Prêmio - que fez parte do Ano Temático da Avaliação Psicológica - teve como objetivo estimular profissionais de Psicologia a elaborar produções científicas que abordassem as interfaces entre os preceitos da Avaliação Psicológica e os Direitos Humanos e que gerassem reflexões sobre a Avaliação Psicológica que se realiza e se deseja no século XXI.
A psicóloga gaúcha Tárcia Rita Davoglio ficou em 1º lugar na categoria individual com o trabalho intitulado “Avaliação psicológica, psicopatologia e alteridade: alguns caminhos epistemológicos”.
Foram recebidas no total 37 inscrições, das quais foram 30 para a categoria individual e 7 para trabalho em equipe. O 1º, 2º e 3º lugar receberam, respectivamente, a quantia de 5 mil, 4 mil e 3 mil reais. No trabalho de equipe, foram duas as equipes selecionadas, que também receberam, respectivamente, 5 mil e 4 mil reais.
Confira abaixo todos os trabalhos e autores premiados:
Categoria individual
1º lugar – Avaliação psicológica, psicopatologia e alteridade: alguns caminhos epistemológicos
Autora: Tárcia Rita Davoglio
2º lugar – Avaliação psicológica na justiça da infância e juventude: contexto e perspectivas para o século XXI
Autor: José César Coimbra
3º lugar – Por uma avaliação psicológica humanizada
Autora: Ludimilla Facundes Macêdo
Categoria equipe
1º lugar – Avaliação assistida como medida de proteção para crianças em risco de problemas de desenvolvimento
Autores: Sônia Regina Fiorim Enumo, Maria Beatriz Martins Linhares, Erika da Silva Ferrão, Alessandra Brunoro Motta-Loss
2º lugar – Direitos Humanos na Avaliação Psicológica: considerações sobre o papel da validade consequencial
Autores: Lucas de Francisco Carvalho, Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
Informações e foto: www.pol.org.br