O episódio 41 do CRPcast, já disponível nos principais agregadores de áudio e YouTube, apresenta uma conversa sobre a garantia dos direitos básicos para pessoas trans no Brasil. O bate-papo é em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado nesta segunda-feira, 29/01, data em que completa 20 anos de existência.
A psicóloga Emily Mel Fernandes de Souza media a conversa, que teve as participações do cientista social e professore de sociologia Hack Basilone, do sociólogo intersexo Amiel Modesto Vieira e da psicologue Oliv Caldieraro.
O “DicaPsi” deste episódio traz dicas culturais para se aprofundar no tema. A história em quadrinhos “Gênero Queer”, uma autobiografia de Maia Kobabe, narra o processo de questionamento dos padrões de gênero, transição e afirmação, até adotar o gênero queer. A série Pose é ambientada no fim da década de 1980 e acompanha o nascimento de uma nova era de Nova York, com o crescimento da cultura de luxo e o surgimento da cultura de bailes LGBT. O livro Manifesto nos Trópicos, de Rafael Leopoldo e Sara Wagner York, convida o leitor a imaginar um novo regime estético, outra epistemologia ou, mais simplesmente, outros modos de saber. No filme Tomboy (Hold Up Films, Canal+, Arte France Cinéma), Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com uma amiga acaba gerando uma crise de identidade. Nêga Lû (Coletivo Catarse) é um curta documental sobre uma personagem transgressora que impactou o universo gay de Porto Alegre. Uma “bicha” que circulou por vários mundos e deixou sua marca em todos eles. O filme Minha Vida em Cor de Rosa (Ma Vie En Rose) retrata a história de Ludovic, 7 anos, que ao aparecer vestido como menina em uma confraternização da vizinhança, constrange seus pais que querem se integrar aos novos vizinhos. Enquanto Ludovic continua a viver como menina, seus pais custam a aceitar a diferença.
Inserido como parte dessa luta, o CRPRS busca orientar que psicólogas, psicólogos e psicólogues atuem no combate à transfobia e outros preconceitos associados ao gênero, acolhendo pessoas trans e travestis de forma não patologizante. A Resolução CFP número 01/2018, publicada em 29 de janeiro de 2018, tem por objetivo impedir o uso de instrumentos ou técnicas psicológicas para criar, manter ou reforçar preconceitos, estigmas, estereótipos ou discriminação.
O episódio é apresentado por Leocádia Costa e é produzido pela Mirai.
Acompanhe os episódios do CRPcast e conheça a diversidade e a transformação que o trabalho da Psicologia promove.
Confira o Episódio 41 nos perfis do CRPRS:
- Spotify
- Deezer
- Youtube