Já está no ar a edição 44 do CRPcast, o podcast do CRPRS, que conversa sobre a importância dos direitos humanos na formação de psicólogas e psicólogos. Também é assunto neste episódio, o compromisso ético da Psicologia na defesa dos direitos humanos, que é tema da mais recente campanha lançada pela Comissão de Formação do CRPRS.
Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todas as pessoas. São os direitos humanos que regem o modo como as pessoas vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o mesmo tem em relação a todas as pessoas. Os direitos humanos, em teoria, estão destinados a serem aplicados de maneira igualitária a todas as pessoas, independentemente de sua origem, raça, religião, gênero ou qualquer outra característica. Eles são fundamentais para garantir a dignidade e o respeito de todos os seres humanos. Ocorre que, na vivência de tais direitos, há marcadores sociais que evidenciam a desigualdade da realidade brasileira. Nesse sentido, faz-se necessário uma postura crítica para o exercício profissional.
A roda de conversa é mediada pela conselheira do CRPRS Eliana Sardi Bortolon, presidenta da Comissão de Formação, e conta com a participação da psicóloga Nita Tuxá, indígena do povo Tuxá, mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Roraima, docente no curso de psicologia do Centro Universitário do Rio São Francisco, na Bahia, e conselheira do Conselho Federal de Psicologia e do psicólogo Gabriel Alves Godoi, especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas, mestre e doutorando em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e assessor técnico de Políticas Públicas do CRPRS.
Confira o Episódio 44 nos perfis do CRPRS:
- Spotify
- Deezer
- YouTube
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul expressa toda a sua solidariedade às comunidades atingidas pelas enchentes no estado. Diante dessa emergência climática avassaladora que vivemos, o CRPRS tem atuado para compor um plano de orientação à categoria para subsidiar as ações de assistência às vítimas. Nos próximos episódios, iremos falar um pouco mais sobre essas iniciativas.