No último sábado, 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial, aconteceu no Hospital Psiquiátrico São Pedro a apresentação da peça teatral "Azul como a liberdade", da companhia italiana de teatro Accademia della Follia. O espetáculo encerrou a "Semana da Luta Antimanicomial - O SUS pelo cuidado em liberdade", com organização dos Coletivos Antimanicomiais, Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, que contou com apoio do CRPRS.
O momento solene que antecedeu a apresentação teve a presença da diretora de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do RS (SES/RS), Sandra Fagundes, da coordenadora da Seção de Saúde Mental da SES/RS, Károl Cabral, do diretor da Escola de Saúde Pública do RS, Márcio Belloc, da conselheira presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRPRS, Alexandra Ximendes e da representante da Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos, Simone Alves de Almeida, além da diretora artística da Accademia della Follia, Cinzia Quintiliani.
A companhia teatral foi fundada há 30 anos pelo diretor e ator Cláudio Misculin, no antigo hospital psiquiátrico de Trieste (Itália), no mesmo período em que foi criada a lei antimanicomial pelo psiquiatra Franco Basaglia. O espetáculo, idealizado pelo grupo, teve a participação de funcionários e internos do hospital que assistiram às oficinas de treinamento teatral que vêm sendo ministradas pelo grupo no local desde fevereiro. Na plateia, estavam presentes profissionais da área de saúde mental, usuários de serviços de saúde mental e seus familiares, estudantes e também profissionais da área das artes cênicas.