A Comissão de Direitos Humanos do CRPRS promove, em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, o evento “Esquecer e Silenciar Jamais: Roda de Conversa com Vera Paiva” na quinta-feira, 29/05, às 19h, na sede do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854 – 4º andar) em Porto Alegre. A atividade, aberta a psicólogos, estudantes e comunidade em geral, pretende problematizar a questão do Regime Militar, trazendo o papel do Psicólogo neste processo.
Vera Paiva – filha do ex-deputado Rubens Paiva, morto durante o período da Ditadura – é coordenadora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e professora do Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Trabalha com o tema Direitos Humanos desde sua juventude no Movimento Estudantil e participou da fundação do Comitê Brasileiro de Anistia.
O evento contará também com a participação da pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, Gabriela Weber Itaquy.
Mais informações pelo fone (51) 3334.6799 ou pelo e-mail comunicacao@crprs.org.br. Inscrições no local, na hora do evento.
"Da Vida que Resiste - Vivências de psicólogas(os) entre a ditadura e a democracia"
O CRPRS lança nesta quinta-feira, 29/05, durante a Roda de Conversa, o e-book “Da Vida Que Resiste – Vivências De Psicólogas(os) entre a Ditadura e a Democracia”. O livro apresenta as entrevistas realizadas com psicólogos do Estado que vivenciaram a ditadura e têm algo a dizer sobre o terrorismo de Estado ou sobre as ações de resistência ocorridas no período da ditadura civil-militar do Brasil (1964-1985). O objetivo da ação é contribuir com o resgate histórico, realizado há mais de duas décadas pelo movimento social organizado, militantes e familiares de mortos e desaparecidos.
A iniciativa da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS foi alavancada pelo projeto do Conselho Federal de Psicologia que deu origem ao livro “A verdade é revolucionária: testemunhos e memórias de psicólogas e psicólogos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)”. Na edição regional, além das quatro entrevistas que compuseram a edição nacional, estão incluídos outros seis depoimentos, coletados após o período do mapeamento nacional.
Evento acontece em 29/05, às 19h, na sede do CRPRS. Inscrições no local, na hora do evento.