A última edição do projeto "Visita ao CRPRS" em Porto Alegre foi realizada na tarde de segunda-feira, 12/11, na sede do Conselho. Estudantes da Ulbra Guaíba, Unilasalle e UniRitter puderam conhecer a estrutura do Sistema Conselhos, receberam instruções sobre o processo de inscrição e orientações sobre o exercício profissional.
A relações-públicas Nádia Miola apresentou às/aos futuras/os psicólogas/os a estrutura do Conselho, mostrou mapa com o número de profissionais ativos no estado, divididos por região, e explicou como é organizado o trabalho do CRPRS, apresentando suas Comissões e instâncias deliberativas, como o Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Destacou que as etapas preparatórias para o 10º CNP – que será realizado em abril de 2019 – já estão ocorrendo com os Pré-Congressos que acontecem em diferentes cidades. “Esse é um processo importante para a categoria para debater os eixos do CNP e elaborar propostas que nortearão as ações do Sistema Conselhos nos próximos anos”, ressaltou. A agenda de Pré-Congressos pode ser conferida em crprs.org.br/cnp.
A funcionária Renata Severgnini, responsável pelo Setor de Cadastro, passou informações sobre o processo de inscrição no Conselho. Esclareceu que é obrigatória a inscrição para atuação profissional e que o fato gerador de anuidade é o registro ativo. “Não há prazo para a inscrição no Conselho após a colação de grau, mas a/o profissional só poderá atuar após o registro”. Renata lembrou que é dever da/o psicóloga/o manter seus dados de cadastro atualizados e esclareceu dúvidas sobre atuação em outros estados, pedidos de cancelamento e inscrição de Pessoas Jurídicas.
Após as orientações sobre a inscrição no Conselho, as/os estudantes conheceram as principais dúvidas que chegam à Área Técnica do CRPRS. A psicóloga fiscal Flávia Cardozo de Mattos reforçou a importância de a Psicologia ser uma profissão regulamentada e que isso respalda o fazer da/o psicóloga/o, protegendo sociedade e categoria. “Todos nós temos a responsabilidade de contribuir para a valorização da profissional pela sociedade”. Cuidados que a/o profissional deve ter na divulgação de seus serviços, conforme Art. 20 do Código de Ética; a obrigação do Conselho em denunciar casos de exercício ilegal da profissional; a necessidade de a/o profissional adotar somente práticas regulamentadas, reconhecidas cientificamente; a importância de a/o profissional consultar resoluções específicas para campo de atuação em que for atuar foram alguns pontos destacados por Flávia.
A conselheira Mayte Raya Amazarray, presidente da Comissão de Formação do CRPRS, encerrou a apresentação às/aos estudantes destacando o trabalho que vem sendo feito pelo Conselho de aproximação com as universidades. “Além do Visita ao CRP, promovemos reuniões com professores supervisores de estágio, coordenadores de curso e temos valorizado a participação do Conselho nas cerimônias de colação de grau, que consideramos um rito importante de acolhimento das/os novas/os profissionais”. Mayte citou também o trabalho de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais. Encerrou sua fala anunciando que em maio de 2019 o Fórum dos Serviços-Escola de Psicologia do Rio Grande do Sul irá promover um evento na PUCRS para o compartilhamento de iniciativas e que todas/os as/os estudantes estão convidadas/os a participar.
A última edição do ano do “Visita ao CRPRS” será realizada em Caxias do Sul na quinta-feira, 22/11, às 18h30. Clique aqui e inscreva-se para participar. Acesse o Evento no Facebook.