A Comissão de Formação do CRPRS convida profissionais e estudantes de Psicologia a participarem do encontro “Ética e Avaliação Psicológica”, que ocorre em 21 de outubro no Auditório do Conselho (Av. Protásio Alves, 2854, 4º andar – Porto Alegre/RS). O objetivo é oportunizar a articulação entre o CRPRS e os espaços de formação em Psicologia no campo da ética profissional e na área de Avaliação Psicológica.
O evento contará com a participação de representantes dos cursos de graduação em Psicologia das universidades da Região Metropolitana. O encontro é gratuito e direcionado a coordenadores, professores e acadêmicos, além de psicólogos interessados na temática.
O encontro em Porto Alegre é o primeiro de uma série de eventos que serão realizados pelo CRPRS em cinco regiões do Estado. Além do encontro na Capital, o CRPRS promoverá debates no Interior visando a descentralizar a discussão sobre o tema com a participação dos profissionais de todo o Rio Grande do Sul. As datas e os locais dos eventos serão divulgadas posteriormente no site do CRPRS.
Confira abaixo a programação completa do encontro:
10hs – Mesa redonda sobre Avaliação Psicológica, Ética e Formação Profissional.
Esta mesa estará sob a responsabilidade das Comissões de Avaliação Psicológica e da Comissão de Ética do CRPRS. Pretende inicialmente apresentar as questões que estão sendo debatidas nacionalmente sobre avaliação e a realidade do Estado em relação à situação da prática profissional neste campo. Como proposta central, pretende promover o debate sobre a relação entre prática profissional e a presença da avaliação em Psicologia nas graduações, levando em conta os desafios e necessidades de articulação.
13h30 – 16h30 – Oficinas / Conversando sobre Ética.
Neste espaço serão constituídos grupos de debate e troca para que se socializem experiências e dúvidas sobre a graduação em Psicologia e Ética. Como forma de provocação inicial, serão preparadas pela Comissão de Ética do CRPRS situações éticas desafiadoras no formato de casos ou situações da prática profissional para serem debatidos nos grupos. Com o tema “É possível ensinar ética?” pretende-se abrir espaço para debater o conteúdo nas disciplinas de ética, assim como os desafios pedagógicos enfrentados pelas graduações e modalidades de trabalho a partir da troca dos professores e alunos.