Professoras da disciplina de ética de 13 instituições de ensino superior do estado participaram do encontro “O Código de Ética no ensino e na prática profissional”, realizado na sede do CRPRS no sábado, 16/06.
Promovido pela Comissão de Ética (COE), a atividade tem o objetivo de debater o conteúdo da disciplina nos cursos de graduação em Psicologia e ampliar a relação do CRPRS com as instituições de ensino superior. A iniciativa busca também atender demanda das universidades que procuram o CRPRS para participações em aulas de ética. Como o RS tem mais de 50 cursos de graduação em Psicologia, não é possível atender a todos os convites. A ideia é que as instituições de ensino possam organizar grandes eventos sobre ética, reunindo alunos de diferentes semestres, e, assim, viabilizar a participação do CRPRS.
Na abertura do encontro, o conselheiro Silvio A. Lopes Iensen, presidente da Comissão de Ética, falou sobre o funcionamento da Comissão. “O trabalho da Comissão se centra na conduta do profissional, independentemente da sua linha de atuação”. A COE é responsável pela interpelação e julgamento das faltas éticas cometidas pelas/os psicólogas/os durante o exercício profissional.
Uma vez indicada possível infração ao Código de Ética Profissional do/a Psicólogo/a, é dever da Comissão, no uso de suas atribuições, verificar as responsabilidades éticas da/o psicóloga/o em sua atuação profissional e recomendar ao Plenário do CRPRS o arquivamento ou instauração de processo ético-disciplinar e, quando for o caso, apontar o(s) preceito(s) ético(s) infringido(s). Todos os trâmites são regidos pelo Código de Processamento Disciplinar. Destacando a importância da realização desses encontros, Silvio lembrou que a iniciativa também atende a objetivos estratégicos da atual gestão: descentralizar e aproximar.
Para a psicóloga fiscal, Letícia Giannechini, integrante da Comissão de Ética, a ética profissional deveria ser tratada de forma transversal na formação das/os futuras/os psicólogas/os sem, no entanto, extinguir a disciplina específica de ética. “O Código de Ética perpassa todas as áreas, há resoluções específicas para diferentes campos de atuação. Por isso, é muito importante que todos os professores se apropriem das legislações que estão relacionadas com sua disciplina. A legislação tem que conversar com a prática, para que possa fazer sentido para a/o aluna/o”.
A parceria estabelecida como o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP), por meio da Promotoria do Consumidor, foi citada como uma iniciativa do CRPRS para inibir o exercício ilegal da profissão e respaldar a atuação das/os psicólogas/os. Em 2017, pelo menos sete casos foram detectados no Rio Grande do Sul – cinco em Porto Alegre e dois no interior – desencadeando uma ofensiva contra a divulgação irregular de serviços de Psicologia, incluindo propaganda enganosa e exercício ilegal da profissão.
Também compondo a mesa, as conselheiras Geisa Felippi e Luciara Gervasio Itaqui, que integram a Comissão de Ética, lembraram de importantes iniciativas do CRPRS com o intuito de promover a valorização do profissional, como a campanha “O seu terapeuta é psicólogo”.
Logo após a apresentação realizada pelos integrantes da Comissão de Ética, foi organizada uma roda para que as professoras pudessem falar sobre o conteúdo das disciplinas de ética ministrado em suas instituições. A retomada de conceitos filosóficos relacionados à ética, a importância de apresentação de casos práticos e a necessidade de as/os professoras/es se posicionarem tecnicamente foram iniciativas destacadas pelas participantes.
A iniciativa do CRPRS em promover esse tipo de encontro foi bastante elogiada entre as participantes. “Essa aproximação do Conselho com os docentes e com o processo de formação como um todo é um movimento muito importante. Precisamos debater mais sobre ética como um todo, principalmente pelo atual contexto em que vivemos no Brasil e no mundo, e discutir ética profissional é um passo importante nesse processo. Entender como outras faculdades estão trabalhando essa disciplina foi uma troca muito válida”, destacou a psicóloga Jane Barros, professora da disciplina de ética do IPA.
Para a psicóloga Patrícia Colossi, professora da FACCAT, é preciso refletir, discutir e articular estratégias comuns que qualifiquem, cada vez mais, a formação profissional, não somente do ponto de vista teórico-prático, como também do ponto de vista ético. "As trocas de experiências e reflexões oportunizadas por momentos como esse nos enriquecem como psicólogos e como professores, em nossas práticas com nossos alunos".