A Comissão de Formação promoveu na sexta-feira, 20/04, o evento "Avaliação Psicológica e Ética Profissional na Formação", em Santa Maria, com a participação de coordenadores de cursos de graduação, professores e estudantes. A atividade faz parte de uma série de encontros itinerantes, que já passou por Passo Fundo e seguirá ainda para Pelotas e Santo Ângelo.
No evento, que contou com a presença das conselheiras Roberta Fin Motta e Vânia Fortes de Oliveira ,o coordenador técnico do CRPRS e integrante da Comissão, Lucio Fernando Garcia, apresentou palestra sobre a ética profissional no âmbito da avaliação psicológica. Em sua fala, mencionou que o psicólogo está habilitado legalmente para realizar a avaliação psicológica, porém pode não estar capacitado tecnicamente para tanto, o que pode acarretar em problemas. Assim, busca-se essa aproximação do CRPRS com a universidade, junto aos psicólogos e aos estudantes, para desde a graduação iniciar a reflexão sobre o fazer do profissional nesse âmbito.
Após, foram apresentados casos fictícios que traziam dilemas éticos com relação ao exercício profissional do psicólogo na avaliação psicológica. Foi aberto o debate junto ao público e foram discutidas diversas questões a respeito das situações, com esclarecimento de dúvidas.
Ao final da atividade, foi realizado sorteio de publicações do Conselho Federal de Psicologia sobre avaliação psicológica.