Entender como as Referências Técnicas (RTs) produzidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia podem contribuir na formação de novas/os psicólogas/os foi o objetivo do evento “Interlocuções entre Psicologia e Políticas Públicas”, realizado na sexta-feira, 27/10, na sede do CRPRS, em Porto Alegre. Organizada pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), a atividade reuniu coordenadoras/es e professoras/es dos cursos de graduação em Psicologia do Rio Grande do Sul, que participaram de forma presencial e on-line.
A conselheira presidenta do CRPRS, Míriam Cristiane Alves, abriu o evento destacando a alegria do Conselho em receber estudantes como protagonistas. “O que virou este Conselho? Temos trabalhado com essa interrogação de modo afirmativo, enunciando a cada novo encontro o que virou esse Conselho. Hoje esse Conselho é um espaço de conversação sobre políticas públicas junto às Instituições de Ensino Superior, um território de protagonismo e espaço de estudantes, marcando a pluriversidade que constitui as Psicologias”, afirmou.
Na sequência, a conselheira do Conselho Federal de Psicologia Neuza Guareschi falou sobre o trabalho que o CREPOP vem realizando e sobre a importância das Referências Técnicas para a formação. “A inserção da Psicologia nas políticas públicas foi construída pela aproximação da profissão com movimentos sociais. Para que a profissão possa ampliar cada vez mais esse campo de atuação, é preciso trabalhar desde a formação”.
A primeira mesa da noite “Possibilidades Interseccionais”, mediada pelo assessor técnico de Políticas Públicas do CREPOP/CRPRS, Gabriel Alves Godoi, contou com a participação do conselheiro Luís Henrique Souza, e da conselheira Jéssica Prudente. “A inserção da Psicologia nas políticas públicas se produz numa disputa que é política e ética. Queremos que cada vez mais diferentes corpos, gêneros e pensamentos sejam visibilizados em nossas Referências Técnicas”, citou Gabriel.
Luís Henrique apresentou como acontece o trabalho do CREPOP, destacando a participação democrática da categoria nas instâncias deliberativas do Sistema Conselhos, como os Pré-Congressos Regionais da Psicologia, na definição dos temas que são pesquisados e geram as Referências Técnicas para atuação.
Jéssica falou de sua experiência como professora da UNISC e PUCRS reforçando o importante tensionamento entre teoria e prática que as Referências Técnicas provocam. “Como são construídas a partir de marcos teóricos e com base em conflitos que aparecem na prática das/os profissionais em campos específicos ou diante de temas transversais, como as relações raciais, povos originários, população LGBTQIA+ ou migrantes, as Referências Técnicas tornam-se importantes materiais consultivos na formação”, avaliou,
Na segunda mesa “Possibilidades Futuras”, estudantes do 9º semestre Psicologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) compartilharam suas experiências com as Referências Técnicas. Pâmela Pieper dos Santos e Yanca de Oliveira Barcellos falaram sobre as Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os na rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual, relacionando-as com estágios. Já Nathalia Duarte Moura, Eliana Duarte da Rocha e Danielle Soares Maurell trabalharam com a publicação “Relações Raciais: referências técnicas para atuação de psicólogas/os” em estágio no Projeto de Extensão “Diz Aí: Clinica Feminista e Antirracista”. As estudantes apresentaram os eixos estruturantes de cada RT e trouxeram exemplos de como utilizaram esses materiais em suas práticas. A mesa foi mediada estagiária em Psicologia do CREPOP/CRPRS, Jéssica Helena Erguy Carrabba.
“As RTs das Relações Raciais são importantes também como uma ferramenta de reflexão para a quebra de discursos hegemônicos e excludentes adotados, ainda, por muitos docentes que não incentivam epistemologias não eurocentradas”, afirmou Danielle. As estudantes reforçaram a importância de materiais como esses para tornar a Psicologia cada vez mais plural e que respeite todas as existências.
O CREPOP/CRPRS acredita que as Referências Técnicas para Atuação em Psicologia são materiais ‘vivos’, que se constroem e se reconstroem com a prática. O evento teve, portanto, importante papel para fomentar o diálogo e abrir pontes com as Instituições de Ensino Superior (IES).
Saiba mais sobre o CREPOP
O Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) tem como objetivo produzir material técnico para subsidiar a atuação de profissionais da Psicologia em sua atuação nas mais diferentes políticas públicas. Para isso, o CREPOP desenvolve anualmente uma pesquisa relacionada à algum campo das políticas públicas nas quais profissionais da Psicologia estejam atuando. O CREPOP representa, portanto, um importante equipamento do Sistema Conselhos de Psicologia para o constante aprimoramento profissional e reconhecimento da situação da categoria em sua intersecção com as políticas públicas.
Conheça o trabalho do CREPOP em crprs.org.br/crepop.
Assista ao evento na íntegra no YouTube: