A Exposição Itinerante “Psicologia – 50 anos de profissão no Brasil” pode ser visitada em Pelotas no Centro de Integração do Mercosul (Rua Andrade Neves, 1529), de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h, até 17/10. No feriado de 12/10 o Centro de Integração do Mercosul estará fechado.
A exposição
Para organizar melhor as informações, a curadoria da Exposição traçou uma linha do tempo – que exibe em um grande painel curvilíneo e dividida em três partes: a história do Brasil, a história da Psicologia e a história da profissão no Brasil. A linha do tempo começa antes dos 50 anos da regulamentação da profissão, ainda na época dos jesuítas, e vai até os dias de hoje. Remonta o surgimento dos primeiros indícios de pensamentos psicológicos no período colonial no Brasil e apresenta as principais produções científicas e literárias dos estudiosos nacionais.
A exposição também mostra como as publicações europeias do século 19 sobre a Psicologia contribuíram para a formação de profissionais no Brasil e para a produção científica que buscava, por meio da literatura estrangeira, aplicar os conhecimentos de acordo com a realidade nacional. A ditadura militar também é destacada na Exposição porque, além de ser uma época historicamente de limitação, foi um momento em que a resistência iniciou a construção de uma psicologia mais crítica e comprometida com os problemas da população brasileira. Além do painel, a Exposição exibe um vídeo com a trajetória da profissão nestes 50 anos e um catálogo resumindo os principais períodos da história da Psicologia e do Brasil.