O CRPRS lança a edição nº 95 da revista EntreLinhas com o tema “A formação em Psicologia baseada nos direitos humanos”. Ética, educação, políticas públicas, relações étnico-raciais, gênero, sexualidade, deficiência são alguns dos temas sensíveis à sociedade que atravessam as práticas das/os psicólogas/os nos mais variados contextos e que precisam estar presentes, de forma transversal, nas graduações de profissionais da Psicologia. As/Os convidadas/os da edição nº 95 da EntreLinhas refletem sobre como o tema pode ser abordado na formação e de que forma e qual a importância dessa interface para a atuação das/os futuros profissionais.
“Nesta edição do Entrelinhas, compartilhamos forças poéticas, inventivas e potências atentas à atualização da colonialidade que se apropria, expropria, esvazia e domina discursos, práticas e táticas antes instituintes. É nas entrelinhas que a poesia como política, constrói discursos e práticas de seu tempo, une forças de combate e constrói seus aparatos de guerra, ‘desde dentro, desde fora’, com vivas artesanias micropolíticas, que vão transfigurar os processos de formação da Psicologia, pautada em novos paradigmas do pensamento. Não há mais tempo para a anestesia que a suposta paz sustenta com seus pactos datados de mais de 500 anos. Tomemos nossos aparatos de guerra para entrar em combate. Se queremos uma Psicologia antirracista, antimachista, anticapacitista e anti-LGBTQIAPN+fóbica, pautada nos direitos humanos, é preciso que a luta anticolonialista contagie, desde de dentro, a formação em Psicologia e não somente, numa disciplina, num cantinho eletivo dos currículos”, conforme texto publicado no Editorial.
As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Psicologia e a articulação da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no debate de pautas relacionadas à formação são destaques da entrevista com Iraní Tomiatto de Oliveira, professora doutora em Psicologia e atual presidenta da ABEP.
Na seção Reflexões, estudantes de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) analisam a ausência de discussões sobre relações raciais, gênero e classe nos currículos acadêmicos e destacam a importância das Referências Técnicas produzidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, em especial das “Referências Técnicas para a atuação de Psicólogas: Relações Raciais”, como instrumentos didáticos para além das bibliografias eurocentradas.
Acesse crprs.org.br/entrelinhas e confira a edição nº 95 da EntreLinhas!