As/os coordenadoras/es de cursos de Psicologia do Estado reuniram-se junto à Comissão de Formação na sexta-feira (27/04) no CRPRS. Os participantes acataram a sugestão dos coordenadores de curso e supervisores de serviços-escola para elaborar um documento que registre suas críticas em relação ao processo de organização e implementação dos encontros regionais e nacional do Ano da Formação em Psicologia. A reunião nacional está marcada para sábado (05/05), em Brasília.
O Ano da Formação em Psicologia foi definido pela Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep), Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Federação Nacional de Psicólogos (Fenapsi), a partir de uma demanda estabelecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
O objetivo é debater a revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação. O processo de discussão ocorre em todo o país envolvendo psicólogas/os, coordenadoras/es de curso e de serviços-escola, professoras/es, orientadoras/es e supervisoras/es de estágio e estudantes de Psicologia.
As reuniões preparatórias do Estado selecionaram 21 propostas de reforma curricular para serem debatidas no Encontro Regional de Florianópolis, realizado em abril.
Houve consenso entre os coordenadores de que o processo não permitiu amplo debate das propostas em relação à nova matriz curricular, além de manter obscura a forma de deliberação das próximas etapas.
No recente Encontro Regional Sul do Ano da Formação em Psicologia foram escolhidos os 11 delegados (nove profissionais e dois estudantes) que representarão a região no encontro nacional. Três são do Rio Grande do Sul.
O documento será apresentado pelas delegadas do Rio Grande do Sul que estarão presentes em Brasília no encontro nacional. Além da presidente da Comissão de Formação do CRPRS, Maytê Raya Amazzarray, que representa também a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), estarão presentes também as professoras Simone Vander Halen, da Unilassale, e Gisele Dhein, da Univates.
O objetivo é que a moção seja registrada nos anais do encontro e sirva como advertência em relação à falta de metodologia do Ano da Formação. Há dúvidas sobre o processo de consulta pública em relação às propostas aprovadas no encontro nacional, marcado para o segundo semestre, além do processo de sistematização do que for aprovado na reunião de Brasília.
Os professores presentes à reunião do Fórum criticaram a falta de tempo para organizar encontros locais e regionais e a indefinição em relação ao processo de consolidação do documento nacional, que deverá ser encaminhado ao Ministério da Educação.
Na segunda parte da reunião, os integrantes do Fórum debateram a programação do Encontro dos Serviços-Escola em Psicologia do Rio Grande do Sul, que se realizará em 2019 na PUCRS.