Com o objetivo de facilitar o diálogo entre as várias profissões da saúde sobre o tema de álcool e outras drogas, será realizado, no dia 19 de novembro, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o seminário “Álcool e outras Drogas: um desafio para as/os profissionais de Saúde”. O seminário, organizado pelo Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), do qual o CFP faz parte, será presencial e também transmitido online, ao vivo, a partir das 9h, pelo site www.cfp.org.br.
O envolvimento de todos os conselhos da saúde é uma iniciativa inédita para esta discussão e o principal diferencial do evento, segundo a integrante da comissão organizadora, Heloíza Massanaro. “A importância deste seminário está em qualificar esta conversa com as várias categorias, procurando identificar nossa responsabilidade diante dessa política pública e de que forma podemos contribuir”, afirma Massanaro.
Programação
Um debate ampliado sobre o tema, passando pela história das drogas até os dias atuais, as políticas de drogas e sua relação com os direitos humanos, será o objetivo da conferência de abertura, que já conta com a participação da assistente social e conselheira do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad), Cristina Brites.
A primeira mesa do evento, “Drogas e sociedade: política atual e suas perspectivas”, tem como proposta abordar a ‘higienização’ que ocorre em épocas de grandes eventos, como na Copa do Mundo, e o papel do Plano Crack neste contexto. E ainda o que a sociedade brasileira têm discutido recentemente sobre o tema, seus desafios e perspectivas. Já está confirmado, como palestrante, o coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori.
Já as políticas de redução de danos – que visam reduzir os efeitos negativos associados ao uso da droga - serão tema da terceira mesa, que tem início às 14h. Estratégias e possibilidades de enfrentamento, formas de cuidado e acolhimento aos usuários de drogas e a reinserção social são alguns dos tópicos previstos neste horário, que já conta com a participação confirmada do fundador da Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), Domiciano Siqueira.
A última mesa do seminário traz à tona a rede de cuidados e exemplos de experiências na atuação interdisciplinar que apontam para o enfrentamento da questão das drogas no Brasil. Para tanto, propõe como tema a questão: “Rede de cuidados: é possível atuar considerando a saúde e os direitos humanos?”.
Programação
9h – Abertura
9h20 – Conferência “Álcool e Drogas: Ampliando o Debate”
Cristina Brites – Assistente Social, doutora em Serviço Social, Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense/Polo de Rio das Ostras, Conselheira do CONAD.
10h – Mesa “Drogas e Sociedade: política atual e suas perspectivas”
Roberto Tykanori – coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde;
Elisa Zaneratto – representante da Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos
14h – Mesa “Reinserção Social e Redução de Danos”
Denis Petuco – Sociólogo pela UFRGS, mestrando em Educação Popular pela UFPB. É redutor de danos no CAPSad de Cabedelo – PB, oficineiro no CAPSad Jovem Cidadão, em João Pessoa – PB, consultor do governo de Pernambuco;
Domiciano Siqueira Consultor para drogas e Aids, fundador da Associação Brasileira de Redução de Danos – Aborda
16h – Mesa “Rede de cuidados: é possível atuar considerando a saúde e os direitos humanos?”
Representante de São Bernardo do Campo – CAPS III
Fonte: www.cfp.org.br