Foi realizada no sábado, 27/08, a apuração do resultado das Eleições 2022 para os Conselhos Regionais de Psicologia e a Consulta Nacional para o Conselho Federal de Psicologia. A votação definiu as/os representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia responsáveis por conduzir as ações e políticas relacionadas à profissão no próximo triênio (2022/2025).
Estavam presentes no auditório do CRPRS, acompanhando a apuração, representantes da Comissão Regional Eleitoral, Ricardo Cabral da Silva e Ana Cristina Mitidiero, e da atual gestão do CRPRS, Ana Luiza de Souza Castro, Maynar Vorga e Fabiane Machado.
Ao todo, 96.702 psicólogas/os de todo o país votaram. Para a Consulta Nacional, a Chapa 21 – Frente em Defesa da Psicologia Brasileira obteve 54.672 votos; e a Chapa 22 – Toda Psicologia: Ética, Plural e Democrática teve 30.826 votos.
No Rio Grande do Sul, 7.604 psicólogas/os participaram do processo eleitoral. A chapa Frente em Defesa da Psicologia RS, única concorrente no regional, foi eleita com 6.621 votos. Foram registrados 493 votos nulos e 490 votos brancos.
Confira a íntegra do relatório parcial relativo ao voto on-line da categoria para os Conselhos Regionais e o Conselho Federal.
As Eleições do Sistema Conselhos de Psicologia foram realizadas exclusivamente no formato on-line, de 23 a 27/08. Estavam aptos a votar todas/os as/os psicólogas/os ativas/os regularmente inscritas/os e com débitos referentes a anuidades até o ano de 2021 quitados ou negociados. No CRPRS, o trabalho foi coordenado pela Comissão Regional Eleitoral composta, composta pelo psicólogo Ricardo Cabral da Silva e pelas psicólogas Ana Cristina Mitidiero, Clair Ana Mariuza e Julice Medeiros da Silva. Na semana das Eleições, as/os psicólogas/os Paula H. Silveira Biazus, Jucelaine Ines Perlin, Sarajane de Fátima Lima de Oliveira, Jocelia da Cruz Almeida, Gustavo Valente Ruivo, Tatiane Baggio, Gelci Nunes e William Andrighi compuseram Subcomissões Eleitorais, para dar suporte às votações nas Subsedes do CRPRS.
Prazo para a justificativa
Psicólogas/os que não votaram nas Eleições de 2022 têm até 26/10 para justificar o voto. Para isso, é preciso acessar o site eleicoespsicologia.org.br, selecionar o seu Regional e clicar no ícone “Justificar” que aparece no menu e, em seguida, preencher o formulário da página e finalizar registrando a justificativa. Estão dispensados de apresentar justificativa as/os psicólogas/os com 65 anos ou mais.
Comprovantes
Comprovantes de voto e de justificativa podem ser emitidos pelo site eleicoespsicologia.org.br.
Confira como foi a apuração da votação para o Federal e os Regionais: