Conselheiras/os do 16º Plenário do CRPRS, Frente em Defesa da Psicologia RS, tomaram posse na quinta-feira, 26/09, na sede do Conselho em Porto Alegre. A cerimônia alusiva à posse foi realizada na sexta-feira, 27/09, e contou com a participação de representantes de outros Conselhos Profissionais, universidades e Centros de Formação.
A presidente da Comissão Regional Eleitoral, Ana Cristina Mitidiero, deu posse a 15 conselheiras/os titulares e 15 conselheiras/os suplentes. Confira nominata completa. Na cerimônia alusiva à posse, Ana Cristina salientou a importância e o desafio de estimular a participação da categoria nos próximos processos eleitorais.
A nova gestão será presidida pela psicóloga Ana Luiza de Souza Castro, mestra em Psicologia Social, é psicóloga do Tribunal de Justiça do RS, atuando nas varas de violência doméstica e execução das penas e medidas socioeducativas. Foi conselheira e vice-presidenta do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e coordenou a Comissão Nacional de Direitos Humanos no CFP na gestão 2016–2019.
“Mais do que uma eleição para o Sistema Conselhos de Psicologia, uma verdadeira batalha foi travada nos últimos meses nacionalmente. Se aqui estamos, uma proposta de mundo, de sociedade e de Psicologia foi escolhida. Em tempos tão sombrios, um vento de esperança”, declarou Ana Luiza em seu discurso de posse. Para a nova presidenta do CRPRS, reafirmar direitos humanos atualmente soa subversivo. “Afora o direito à propriedade e à liberdade econômica, os demais direitos – até mesmo os mais elementares – são tratados como ameaças”. Ana Luiza citou os ataques sofridos pela Psicologia nos últimos tempos, que mobilizou, organizou e promoveu a união desse grupo que assume a gestão do Conselho. Ataques à resolução sobre homossexualidade, retrocessos na política de drogas, desmonte das políticas públicas, discurso de ódio, racismo, a LGBTfobia, cortes da educação, o fundamentalismo religioso que busca apropriar-se da Psicologia laica, democrática e livre foram alguns exemplos citados. “A Frente em Defesa da Psicologia quer contribuir para a construção de uma sociedade democrática e justa, que reconheça e respeite todas as formas de diferença humana e combata o preconceito, a discriminação e o racismo”. A nova gestão assume o compromisso de trabalhar pela qualificação e valorização do exercício profissional, lutando por condições justas e dignas de trabalho, e seja solidária e empática frente a qualquer tipo de sofrimento humano.