Nos dias 01 e 02/12, os Conselhos Regionais de Psicologia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estiveram reunidos para o Germinário dos Conselhos de Psicologia da Região Sul – Cumé que a gente fica? Suleando os Conselhos de Psicologia. A atividade reuniu funcionárias/os e gestões dos Regionais e foi realizada pelo CRPRS na sede do Conselho e no hotel Coral Tower, em Porto Alegre.
Com uma fala poética-política, o vice-presidente do CRPRS, Ademiel de Sant'Anna Junior, abriu o evento propondo a reflexão: “Como é que a gente chega aqui? Convido todes a ressignificar esse encontro sentindo sabores, cheiros, calores, arrepios para que possamos de fato experimentar uma cosmopercepção de nossos afetos”.
Na sequência, a presidenta do CRPRS, Míriam Cristiane Alves, destacou a importância desse momento de partilha entre os Regionais. “Esse é um momento significativo para pensar criticamente sobre nossos processos e experiências. A proposta é sairmos daqui com um comum, germinar comuns. Que essa experiência possa seguir para outros Regionais.” As conselheiras presidentas do CRP SC, Yara Maria Moreira de Faria Hornk, e do CRP PR, Griziele Martins Feitosa, também ressaltaram a importância desse momento de trocas.
O presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, e a conselheira vice-presidenta, Ivani Francisco de Oliveira, participaram da abertura e da mesa “Navalha na encruzilhada” falando sobre políticas institucionais e políticas transversais. A assessora jurídica do CRPRS, Letícia da Lemos da Silva, apresentou sobre políticas de orientação e fiscalização e a coordenadora geral do CRPRS, Evelise Arispe de Campos, falou sobre políticas de gestão no processo de profissionalização dos Conselhos.
A conselheira vice-presidenta do CFP, Ivani Francisco de Oliveira, reforçou a importância do movimento de sulear, para além da questão geográfica dos três estados da região sul. “É um movimento muito importante de rever a bússula epistemológica que aponta para o norte. É tão imposto na nossa subjetividade uma lógica do norte, eurocêntrica, que quando nós nos entendemos em desacordo, desiquilíbrio, sofrimento dizemos que estamos desnorteados. Sulear implica em uma mudança para nossas vidas, construir o futuro a partir dos conhecimentos que produzimos aqui. As teorias europeias não devem ser encaixadas acriticamente sobre nós. Para além da lógica dos três regionais, sulear é esperançar a Psicologia brasileira”.
Destacando as comemorações dos 50 anos do primeiro plenário do CFP, o presidente do Federal, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, ressaltou a grandeza da Psicologia brasileira “Além de sermos o país com o maior número de profissionais da Psicologia, somos muito organizados. E o modo de fazer gestão do Sistema Conselhos de Psicologia transformou a Psicologia brasileira, fundada a partir do paradigma elitista. Fomos importantes para pensar em outras formas de se fazer Psicologia da qual nos orgulhamos. E o trabalho do Sistema Conselhos só faz sentido ao produzir encontros, experiências, como essa proposta pelos Regionais da Região Sul”.
No segundo momento do primeiro dia de evento, foi promovida uma Gira Poética com participações de Ademiel de Sant’Anna Junior, João Goulart (Jango) e Úrsula Ingrid de Souza Faria e, logo após, as/os participantes se dividiram em três encruzas de trabalho para apresentação de duas boas práticas de cada Regional, conversação e compartilhamento de experiências: Encruza 1: Políticas Institucionais nos CRs e Políticas de Gestão no Processo de Profissionalização dos Conselhos; Encruza 2: Políticas Transversais; Encruza 3: Políticas de Orientação e Fiscalização.
No sábado, 02/12, houve momentos de trocas de compartilhar o processo grupal, a sistematização e as propostas de encaminhamentos e o encontro encerrou com um percurso cultural conduzido pelo historiador Maurício Dorneles, que apresentou Museu de Percurso do Negro e os Territórios Negros em Porto Alegre.
O evento também contou com apresentação da organização do CRPRS feita pela atual Diretoria, visita às instalações do Conselho, apresentação cultural “Tomada de Consciência”, promovida pela atriz Mayura Matos, e atividade cultural e de integração.
Reunião GT Canábico
Na véspera do evento, 30/11, a conselheira tesoureira e presidenta da Comissão de Descentralização do CRPRS, Maria Luiza Diello, o conselheiro coordenador do GT Canábico do CRPRS, Diego Gonçalo Moraes Gomes, a conselheira presidenta do CRP SC, Yara Maria Moreira de Faria Hornk, e o conselheiro do CRP PR e membro do GT Psicologia, Cannabis e Psicodélicos do Conselho Federal de Psicologia, Fábio José Orsini Lopes, estiveram reunidos na sede do CRPRS para trocar experiências sobre a organização do debatem em torno da Cannabis Terapêutica.
Confira galeria de fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/ii1KHdBxmg7LFtNR7