A Gestão Composição finalizou seu trabalho na sexta-feira 27/09, durante a cerimônia de posse da Gestão Mobilização. Em sua fala de despedida, a ex-presidente do CRPRS, Loiva dos Santos Leite, destacou a união, os desafios e as realizações do grupo no período de 2010 a 2013. O relatório das ações desenvolvidas de janeiro a setembro de 2013 pode ser acessado clicando aqui.
Ao longo desse período, a Gestão Composição enfrentou desafios com o cotidiano de uma instituição que se insere em temas polêmicos e se posiciona respeitando a ética, o dever profissional, o cidadão e os direitos humanos. Durante a cerimônia de posse, Loiva ressaltou os seguintes assuntos: a Resolução do CFP nº 09, relacionada ao Sistema Prisional, com o embate de forças envolvendo judiciário, Ministérios Público e profissionais do Sistema; a polêmica do depoimento sem dano; internação compulsória; “cura gay”; reforma psiquiátrica; consolidação de políticas públicas efetivas, de qualidade e garantidoras de direitos aos cidadãos brasileiros; avaliação psicológica e com a psicoterapia centrada nas demandas dos sujeitos, na ética e no respeito a diversidade.
Loiva também destacou algumas realizações da gestão Composição, como o processo de regionalização, com a ampliação de ações para todo o estado e criação da Subsede Centro Oeste, em Santa Maria, e o Grupo de Trabalho Norte, na cidade de Passo Fundo; a qualificação da área de Comunicação do CRP; o desenvolvimento do Plano de Cargos e Salários e a atualização de Regimento Interno.
“Acolhemos um ao outro nos momentos tensos e difíceis e, mesmo estando em diferentes cidades de nosso estado, conseguimos nos comunicar e fazer as conexões com Porto Alegre e andar juntos nesses”, lembrou Loiva.
Crédito das fotos: Ronei Strzalkowiski