O CRPRS retomou o projeto da Gira Psi – eventos descentralizados com oferta de ações de orientação com pautas técnicas e transversais, fiscalização e incentivo à confecção da nova Carteira de Identidade Profissional (CIP) – nos dias 27 e 28/09 em Santa Maria. A Gira foi realizada na UFSM e contou com o apoio do PPGP/UFSM.
Na programação, conversações sobre a atuação da Psicologia em contextos de emergências e desastres, especialmente diante das catástrofes sócio-políticas-ambientais e o incêndio da boate Kiss; atuação da Psicologia nas políticas públicas de saúde, assistência social e educação; a implementação da Lei 13.935/2019 e a inserção de psicólogas/os na Educação Básica das redes públicas de ensino; orientações sobre elaboração de documentos psicológicos; uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na divulgação e prestação de serviços psicológicos; e roda sobre relações étnico-raciais.
Durante a Gira Psi, o CRPRS atendeu psicólogas/os para a confecção da nova Carteira de Identidade Profissional (CIP). Além disso, as/os participantes puderem conferir a exposição “Um Massacre Anunciado” do fotógrafo Dartanhan Baldez Figueiredo e curadoria de Isadora Bispo.
As atividades foram conduzidas pela conselheira Silvana Maia Borges e pelo conselheiro Diego Gonçalo Moraes Gomes, integrantes da Comissão Gestora da Subsede Centro-Oeste do CRPRS, além da conselheira tesoureira, Maria Luiza Diello, da conselheira Daiana Meregalli Schütz, presidenta das Comissões de Ética e de Avaliação Psicológica, da coordenadora técnica-política do CRPRS, Flávia Cardozo de Mattos, da psicóloga fiscal Larissa Goya Pierry, e do assessor de políticas públicas, Jordan Severo.
A colaboradora Eliana Costa Xavier, integrante da Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRPRS, o colaborador Leonardo Lima de Senna, integrante do Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste, e Gabriel Rovadoschi Barros, psicólogo, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), também participaram como convidadas/os.