Nos dias 22 e 23/03, o CRPRS promoveu em Caxias do Sul mais uma edição da Gira Psi, reunindo psicólogas/os, estudantes de Psicologia e comunidade em auditório na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na programação, oficina de documentos psicológicos; atuação nas políticas públicas de saúde, assistência social e educação; práticas de enfrentamento ao racismo, capacitismo e LGBTQIA+fobia. Nesses dias, a Subsede Serra realizou atendimento, em horário diferenciado, para a confecção da nova Carteira de Identidade Profissional (CIP). Além disso, ao longo da semana, o psicólogo fiscal Lucio Fernando Garcia e a psicóloga fiscal Larissa Goya Pierry realizaram fiscalizações a pessoas jurídicas que prestam serviços de Psicologia na região da Serra.
As oficinas da Gira Psi em Caxias do Sul tiveram a participação da conselheira presidenta, Míriam Cristiane Alves; da conselheira tesoureira, Maria Luiza Diello; da conselheira secretária Camila Dutra dos Santos, que também é presidenta da Comissão de Relações Étnico-Raciais; da conselheira Samanta Medeiros Ferreira, presidenta da Comissão de Direitos Humanos; da conselheira Luciana Barcellos Fossi; do assessor técnico de políticas públicas do CREPOP, Gabriel Alves Godoi.
Na sexta-feira, pela manhã, foi realizada a oficina “Psicologia nas Políticas Públicas de Saúde, Educação e Assistência Social: possibilidades no território”, reunindo gestoras/es Municipais de políticas públicas e psicólogas/os trabalhadoras/es das políticas públicas. À tarde, aconteceu a oficina de documentos psicológicos com o intuito de orientar a categoria quanto à produção de Laudos Psicológicos, tendo como referência a Resolução CFP nº 06/2019 transversalizada por marcadores de raça e gênero, e a oficina “Ecologias, segregação socioespacial e práticas profissionais da Psicologia em contextos de Emergências e Desastres”. Na sequência foi realizada a oficina “Ciclo de Debates A Branquitude e o Racismo têm dessas coisas: branquitude e relações raciais”.
No sábado, 23/03, a oficina “Fazeres da Psicologia na garantia dos Direitos Humanos: orientações éticas” contou com a participação de Lisiane de Castro, integrante da Frente dos Coletivos de Familiares do Cárcere RS, contou a história da Frente, citando os desafios enfrentados pelos familiares de pessoas privadas de liberdade, e compartilhou lutas pela dignidade humana e traumas causados antes, durante e após o cárcere.
Na oficina “Lei nº 13.935/2019: desafios e possibilidades do fazer em Psicologia na Educação”, a colaboradora da Subsede Serra Simone Courel e integrantes do Núcleo de Educação da Subsede falaram sobre as possibilidades de atuação na área e sobre práticas pertinentes para a efetiva implementação da Lei. A oficina contou com a presença da deputada federal Denise Pessôa, que também trouxe atualizações sobre a tramitação do Projeto de Lei das 30 horas para a Psicologia.
Finalizando o sábado, na oficina “Rede de Atenção Psicossocial e o papel dos CAPS” foram compartilhadas experiências sobre a prática profissional no contexto da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), tendo como foco o papel dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A atividade propôs reflexões sobre o território e o alto número de comunidades terapêuticas que não possuem práticas de cuidado em liberdade, a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial.
Durante a Gira Psi, o CRPRS organizou lista reunindo os contatos de profissionais interessadas/os em fazer parte da Comissão Gestora da Subsede Serra e de estudantes que desejam integrar Comissão voltada a esse público.
A próxima Gira Psi acontece dias 26 e 27/04 em Três Passos. Acompanhe mais sobre a Gira Psi em crprs.org.br/girapsi e programe-se para os próximos eventos.