O Governo do Estado do Rio Grande do Sul iniciou nesta terça-feira, 09/10, a Consulta Pública “Quais são as prioridades para melhorar a segurança no trânsito?”. Para participar, a população pode indicar pelo site www.gabinetedigital.rs.gov.br as ações prioritárias a serem executadas. Em um novo evento, as 10 ações mais votadas serão apresentadas e consideradas como prioridade para o trânsito para os próximos dois anos de Governo.
O lançamento da Consulta Pública foi realizado em 24/09, no Centro Administrativo do RS. O evento contou com a presença do integrante da Comissão de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana do CRPRS, Lucio Fernando Garcia, e de outras autoridades, personalidades e convidados ligados ao tema.
Durante o período de realização da pesquisa, serão realizados eventos regionais e outras atividades de mobilização da sociedade. Duas vans equipadas com acesso à internet vão circular por espaços públicos da capital, Região Metropolitana e interior para multiplicar o alcance do debate e levar a Consulta aos cidadãos de todo o Estado.
O Governador Pergunta é uma ferramenta de participação do Gabinete Digital, que tem o objetivo de promover o debate público sobre grandes temas e coletar, junto à população, subsídios para a construção e priorização de políticas públicas.
O tema trânsito foi escolhido porque de janeiro a agosto de 2012, 1.348 pessoas perderam a vida no trânsito das cidades e rodovias do Rio Grande do Sul. Os números, do Detran RS, refletem uma tendência nacional, mas expõem uma realidade enraizada no cotidiano das ruas e estradas gaúchas.
Como vai funcionar a consulta?
A votação e o envio de contribuições serão efetivados por meio do Gabinete Digital. Trinta e quatro projetos e ações do Plano Estadual de Segurança no Trânsito serão apresentados aos pares, com duas opções por tela, para que o participante priorize uma em relação à outra. As propostas são distribuídas por cinco eixos: segurança viária, saúde, educação, comunicação e legislação.
Após clicar na preferida, surge um novo par de propostas sobre outro tema, e assim sucessivamente. É possível optar por não decidir sobre um par de sugestões ou, ainda, enviar a própria ideia. A metodologia foi utilizada em consultas públicas em outros países e é fruto de uma pesquisa da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. O formato evita que o usuário priorize itens privilegiados pelo layout ou que grupos se organizem para favorecer interesses de uma determinada categoria.
Confira o itinerário da van da participação no interior:
13 a 15 de outubro – Santa Cruz do Sul
17 a 18 de outubro – Santo Ângelo
19 de outubro – São Miguel das Missões
20 a 21 de outubro – Ijuí
22 a 23 de outubro – Santa Rosa
24 a 26 de outubro – Cruz Alta
27 a 29 de outubro – Passo Fundo
30 a 1 de outubro – Erechim
03 a 05 de novembro – Osório
06 a 08 de novembro – Tramandaí
Informações: http://gabinetedigital.rs.gov.br