O CRPRS vem trabalhando intensamente no acompanhamento da evolução da pandemia do novo coronavírus, tendo como foco a preocupação com a vida, o zelo com nossa categoria e aética do cuidado coletivo. Diante da necessidade de proteger quem não tem a opção de ficar em casa – como psicólogas/os das políticas públicas e sociais essenciais – e que está exposta/o diretamente ao risco, podendo ser vetores de contágio para usuárias/os, o GT BiossegurançaCovid-19 do CRPRS está adquirindo e disponibilizando máscaras, como medida emergencial.
As/Os psicólogas/os foram mapeadas/os e contatadas/os a partir do preenchimento de formulário.
“O ineditismo e o dinamismo da situação não nos permitem muita previsibilidade, e será necessário avaliar e rever prioridades e urgências ao longo da distribuição desse EPI. O que sabemos ao certo é que essa ação não se sobrepõe às obrigações das/os gestoras/es (às quais seguiremos vigilantes), que será um desafio logístico cuja resposta será apenas parcial, diante de um problema de magnitude incerta a médio e longo prazo. Mas entendemos que a ausência de certezas não deve nos impelir à ausência de ações”, explicam as/os integrantes do GT.
Próximas ações do GT de Biossegurança
O GT Biosseguranca Covid-19 pretende, também, planejar e executar ações de orientação a gestoras/es públicos e privados de espaços com atuação de psicólogas/os; construir diretrizes com respaldo técnico para o exercício da profissão considerando a pluralidade do exercício profissional; contribuir com a proteção dos/as trabalhadores/as de políticas públicas essenciais.Também foi contratada uma assessoria de biossegurança para contar com respaldo técnico para a interpretação sistematizada das recomendações e normativas de vigilância sanitária e indicações técnicas e científicas que contemplem os diferentes cenários de trabalho dos campos psi. Só assim será possível construir diretrizes específicas de biossegurança a serem adotadas de acordo com o ambiente e característica de cada contexto de trabalho. O objetivo é contribuir, com isso, para que o retorno ao trabalho das/os psicólogas/os das diferentes áreas de atuação possa se dar com o máximo de prevenção e segurança possível, com a compreensão dos cuidados necessários para cada contexto – não apenas do uso de máscaras,mas do conjunto de ações, comportamentos e condições ambientais.
- Participe do mapeamento das condições de trabalho de psicólogas/os no contexto da pandemia. Acesse aqui.
- As ações do GT de Biossegurança seguirão em constante avaliação. Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail gtbiosseguranca@crprs.org.br
.- Acompanhe as ações do GT em crprs.org.br/biosseguranca