Na quarta-feira, 19/04, o GT Canábico do CRPRS esteve reunido em audiência com o deputado estadual Leonel Radde dando sequência às ações de articulação para ampliar a conversação com a categoria e com a sociedade gaúcha sobre o tema. O deputado é autor de Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa gaúcha sobre o uso medicinal da cannabis, com o estímulo à pesquisa e a distribuição dos medicamentos à base da planta pelo SUS do Rio Grande do Sul.
“Interessa-nos acompanhar e participar da mobilização disparada pelo deputado, visto que a Cannabis Medicinal tem se mostrado uma aliada fundamental para o tratamento de diversas doenças, principalmente, no campo da saúde mental, o que dá outra direção para as conversações relacionadas à medicamentalização e patologização da vida. Sendo um recurso terapêutico de tão vasto uso e resolutividade, necessitamos intensificar a luta para a garantia da democratização do acesso e dispensação pelo SUS”, afirmou a conselheira Maria Luiza Diello, integrante do GT Canábico.
O PL tem por base, o fato de que os derivados da planta vêm sendo amplamente utilizados, principalmente o canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC), no tratamento de diversas doenças, como por exemplo, na depressão, ansiedade, Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla (EM), autismo, fibromialgia e outras dores crônicas, síndrome do intestino irritado, condições dermatológicas, entre outras.