O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizará uma cerimônia de homenagem ao ilustre Cesar Ades, um dos maiores psicólogos do Brasil, reconhecido por sua inegável contribuição para o desenvolvimento da profissão no País e que, mais recentemente, trabalhava na formação de um grupo para discussão de uma agenda estratégica para o futuro da Psicologia.
A solenidade acontecerá em 27 de junho, às 17 horas, no auditório do Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (CRP 06), em São Paulo. A cerimônia também será transmitida ao vivo pelo site do CFP, em espaços de projeção disponibilizados nos Conselhos Regionais de Psicologia de todo País e em salas de aula de cursos de Psicologia que aderirem à atividade.
A reverência contará com uma tribuna em homenagem a Cesar Ades, onde pessoas muito próximas ao psicólogo farão uma homenagem póstuma a este brilhante profissional. Além disso, o presidente do CFP, Humberto Verona, entregará uma placa em memória aos serviços prestados por Ades à Psicologia Brasileira.
Cesar Ades nasceu na cidade do Cairo, no Egito, em 18 de janeiro de 1943. Aos 15 anos, veio para o Brasil. Graduou-se em Psicologia na Universidade de São Paulo. Era doutor em Psicologia Experimental (1973) e livre-docente pela Universidade de São Paulo (1991).
Foi diretor do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo) e do Instituto de Psicologia. Atuou como membro do International Council of Ethologists, da International Society of Comparative Psychology e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt), da qual foi fundador.
Prêmio
A solenidade também marcará o lançamento do Prêmio Monográfico Cesar Ades: Desafios para o futuro da Psicologia. A iniciativa faz parte das atividades de comemoração dos 50 anos de regulamentação da profissão no Brasil. O objetivo é estimular nos estudantes e profissionais da área uma reflexão acerca do futuro da profissão.
O Prêmio será dividido nas categorias individuais de psicólogo e de estudante. Os trabalhos acadêmicos que forem concorrer ao prêmio deverão ser construídos dentro de três subtemas distintos: As Políticas Públicas e o Futuro da Psicologia; Contribuições da Psicologia na Construção do Conhecimento no Século XXI; e A Psicologia Latino-Americana: Desafios e Possibilidades.
As inscrições para Prêmio Monográfico começam em 27 de junho e poderão ser feitas até 27 de outubro de 2012, no site http://premiocesarades.cfp.org.br. O resultado da premiação será divulgado em 27 de abril de 2013, durante a cerimônia de encerramento do ano temático do cinquentenário da regulamentação da Psicologia no Brasil.