O CRPRS esteve presente, na segunda-feira, 12/12, no I Encontro Gaúcho pela Segurança Pública, promovido pela Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul (OABRS). O evento foi pensado com o objetivo de reunir especialistas e a sociedade civil a fim de construir soluções conjuntas para atuação no enfrentamento da crise de segurança pública no Estado.
O Conselheiro Bruno Graebin de Farias participou do encontro, representando o CRPRS. Ele destaca representantes da OAB frisaram que há algum tempo já manifestavam, para o Governo, preocupação com a situação da segurança. “A OAB comunicou que já alertava sobre o prognóstico relativo às condições do Presídio Central de Porto Alegre e que as recentes tentativas de diálogo com o Governo do Estado não foram concretizadas. Nesse sentido, surgiu a ideia de promover o evento, apostando na atuação da sociedade civil em uma frente ampla para responder à crise”.
O encontro teve a participação de Carolina Ricardo, uma das fundadoras do Instituto Sou da Paz, de São Paulo, e de Rubem César Fernandes, fundador da ONG Viva Rio, do Rio de Janeiro. “As duas entidades desempenham ações fundamentais na redução drástica dos índices de violência letal nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, por meio de ações coordenadas de pesquisa, articulação com o poder público, campanhas midiáticas, mobilização comunitária e ações capilarizadas da sociedade civil”, analisa Bruno.
As entidades participantes do encontro serão chamadas para a realização de reuniões de trabalho para a construção de uma agenda comum. Também está prevista a organização de um seminário aberto à população para o lançamento da agenda.