Conselheiras/os e psicólogas/os fiscais do CRPRS participaram do III Encontro das Comissões de Orientação e Fiscalização dos Conselhos de Psicologia da Região Sul, realizado no Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) nos dias 11 e 12 de fevereiro. Estiveram também presentes profissionais técnicas/os e conselheiras/os dos Conselhos Regionais de Psicologia do Paraná e de Santa Catarina. O objetivo foi debater desafios e temas comuns aos Conselhos em relação à atuação das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFs), que têm a função de orientar e fiscalizar a atuação das/os psicólogas/os.
No evento foram discutidos assuntos relacionados ao trabalho desses profissionais como as condições mínimas para o exercício profissional nas políticas públicas, o atendimento online e a avaliação psicológica. Estiveram em pauta também a escuta especializada, as ações de abrangência realizadas pelas COFs e as situações frente aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
O conselheiro Cleon dos Santos Cerezer, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRPRS, acredita que o encontro serviu como uma troca de conhecimento entre os técnicos fiscais acerca dos procedimentos realizados dentro dos Conselhos da região Sul. “As demandas que chegam são muitíssimo parecidas. [...] A forma de condução, as estratégias de enfrentamento são diferentes”, pontua ele, salientando também que o compartilhamento de informações traz ideias para procedimentos futuros a serem adotados. O conselheiro ressaltou também a importância da presença das equipes técnicas no Encontro. “Desta vez tivemos a particularidade de que todas as equipes técnicas estavam presentes e isso foi muito importante, [...] servindo de exemplo inclusive para outras regiões”, completou.
Lucio Fernando Garcia, coordenador da Área Técnica do CRPRS, também acredita que o encontro foi importante para trocar experiências. “Discutimos questões que muitas vezes são tensas ou problemáticas ou em que se teriam posições diferentes entre os estados, com relação à fiscalização e à aplicação de resoluções”, comenta. Lucio também ressalta a relevância de ver de perto o trabalho que é realizado pelos outros Conselhos da região sul. “Foi bem importante esta aproximação, até para vermos a realidade dos outros Conselhos e como eles operacionalizam essas questões fiscais. Além de poder levar também muitas coisas daqui, poder ajudar os colegas de lá.”, completou.
O IV Encontro será sediado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul em 2020.